Necessidades Educativas Especiais em foco na abertura do ano lectivo

sexta, 24 de agosto 2007

O fórum "À Conversa Sobre...", promovido pela Câmara Municipal, regressa no dia 10 de Setembro, incluído na Sessão de Abertura do Ano Lectivo, com um debate sobre necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas.

A conversa contará com a presença de Helena Serra, coordenadora da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, presidente da direcção da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas e vice-presidente da Associação Portuguesa de Dislexia.

Doutorada pela Universidade do Minho em Estudos da Criança – Educação Especial, Helena Serra é autora de livros relacionados com a área Educação Especial – Dislexia/Sobredotação como "Cadernos de Reeducação Pedagógica – Dislexia", "Educação Especial: Integração das Crianças e Adaptação das Estruturas de Educação" e "A criança Sobredotada – O Aluno Sobredotado".

O saber científico “garante” que 10 a 15 % dos alunos que frequentam o ensino básico têm Dificuldades Específicas de Aprendizagem que se relacionam com uma divergente organização e funcionamento do cérebro destes alunos, sem se tratar de deficiência, mas antes de um distúrbio neurológico.

Helena Serra alerta que os educadores de infância, na educação pré-escolar, têm de passar a atender aos “indicadores primários” da eventual futura dislexia. O mesmo se terá que exigir aos professores do ensino básico do 1º ciclo.

Crítica em relação à preparação das crianças nas áreas fundamentais de pré-requisito das realizações académicas básicas e em relação ao sistema na preparação dos educadores e professores para a sua função, a docente retira uma forte conclusão: é urgente tomar medidas.

Estes são alguns pontos de partida de Helena Serra para a Conversa Sobre Necessidades Educativas Especiais, no Cine-Teatro de Estarreja no dia 10 de Setembro, às 9h30, inserida na sessão de abertura do ano lectivo.