Intervenção no Rio Antuã: Açude vai ser construído no Parque Municipal

terça, 02 de outubro 2007

Um repetido anseio da Câmara Municipal vai ser mesmo concretizado. A empreitada de reabilitação de linhas de água na bacia do Vouga e do litoral no concelho de Estarreja já arrancou nas margens do Rio Antuã. A intervenção prevê a construção de um Açude, a poente do Parque Municipal do Antuã, que possibilitará a manutenção permanente de um espelho de água no troço do rio que atravessa o centro da cidade de Estarreja.

Da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, “a obra é há muito necessária para, após as habituais cheias no Inverno, se manter um caudal ecológico no rio, evitando a vegetação infestante e propiciando uma altura de água para lazer e prazer, atraindo ainda mais pessoas à beira rio, para onde a cidade decididamente se voltou!”, garante o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. A intervenção no troço urbano do rio pretende minimizar o impacto das inundações, um problema que foi agravado com as obras da nova ponte ferroviária da Refer.

O conjunto de intervenções prevê a reparação das margens e do leito nos locais onde existem estragos, a regularização do leito incluindo o seu desassoreamento aumentando a sua secção de vazão e, consequentemente, diminuindo o risco de cheias, a remoção de plantas infestantes, reabilitação de infra-estruturas hidráulicas existentes e também a execução de novas infra-estruturas hidráulicas.

O projecto de reabilitação da linha de água contempla a limpeza do leito e a vegetação marginal do rio Antuã, numa extensão de 850 metros, no troço compreendido entre a ponte sobre a EN109 e a jusante da ponte do caminho-de-ferro, bem como a implementação da construção de um açude e descarregador de cheias.

O açude será implementado na zona do Parque Municipal, local onde no decorrer das obras haverá um desvio do leito do rio. O prazo de execução da empreitada é de 120 dias e envolve um investimento superior a 100 mil euros.

De acordo com a memória descritiva do concurso, a topografia e as características dos terrenos do concelho favorecem o desenvolvimento de várias espécies infestantes no leito e margens de linhas de água dificultando o escoamento dos seus caudais. Estas condições naturais requerem maiores cuidados de manutenção e limpeza, solicitados continuamente pelas autarquias e pelas populações.

5 INTERVENÇÕES

Intervenção I “Construção de Açude e Descarregador no Rio Antuã”
Consiste na execução de uma nova infra-estrutura que é um açude, incluindo limpezas marginais e desassoreamento pontual a montante e a jusante da construção. Localizado junto a um parque de plátanos e a jusante de uma zona reabilitada e renovada, reforçando a ideia dum espaço de lazer. Com a construção da infra-estrutura cria-se um espelho de água. O Açude favorece a população, criando espaços de lazer, criando o desejo da população de visitar o rio e a sua paisagem requalificada e renovada.

A jusante do açude será construído um descarregador na margem esquerda para em situações de caudal elevado este descarregar para os campos evitando assim estragos de maior monta para jusante.

Intervenção II “Desobstruções, cortes de árvores, podas e desassoreamento do leito no Rio Antuã”
Valoriza as limpezas marginais, corte de árvores no leito, desobstrução e desassoreamento numa extensão de 2500 metros. O leito e margens ficarão completamente renovados, facilitando a evacuação do caudal do Rio Antuã.

Intervenção III “Tapamento de rombo no Rio Antuã”
Visa o tapamento do rombo na margem direita do rio Antuã, cerca de 10 m a montante da ponte do caminho-de-ferro.

Intervenção IV “Tapamento de rombo no Rio Antuã”
Visa o tapamento do rombo na margem esquerda do rio Antuã, cerca de 30m a jusante da Ponte Velha, sobre o Rio Antuã.

Intervenção V “Tapamento de rombo no Esteiro de Estarreja”
Visa o tapamento do rombo na margem esquerda do esteiro de Estarreja.

Com estas 3 últimas intervenções será rectificada a margem do rio, danificada desde nas cheias de Novembro de 2006.

Foto: zona do Porto de Vacas, Salreu, onde começou a limpeza das margens do Rio Antuã