Piscina ecoeficiente e sustentável

Equipamento terá o mais avançado sistema de ecoeficiência do país

quinta, 04 de outubro 2007

Introduzindo um elevado número de alterações à concepção tradicional destes equipamentos, o planeamento estratégico de ecoeficiência da nova Piscina Municipal de Estarreja possibilitará um melhor aproveitamento energético, maior racionalização dos consumos e, globalmente, uma aposta na sustentabilidade ambiental e financeira da exploração da piscina.

A empresa que produziu o estudo, a EcoInside, apresentou alguns dados concretos das vantagens do sistema e que se traduzem em poupanças de energia em 47%, em poupanças de água na ordem dos 50% e na redução das emissões de CO2, que baixam 9 toneladas por ano.

Para se alcançarem estes resultados foi necessário introduzir mudanças. Ao nível da energia, recorre-se, por exemplo, a lâmpadas com tecnologias mais eficientes e com tempo de vida superior, ao aproveitamento da iluminação natural, a sensores de movimento, a coberturas isotérmicas, que evitam perdas de água e de energia, e a painéis solares. 

Os ganhos de água devem-se à instalação de redutores de caudal, ao controlo das regas dos jardins com sensores de humidade no solo, à implementação de um sistema de captação de águas pluviais e de uma mini ETAR para tratamento de águas cinzentas (provenientes dos banhos e lavatórios), que serão reutilizadas na rega, sanitários e lavagens. A poupança anual de água será de 900 metros cúbicos.     

O director técnico da EcoInside, Joaquim Guedes, considera que “este complexo será uma referência nacional em termos de sustentabilidade e de ecoeficiência” e deu os parabéns ao município pelas “preocupações demonstradas relativamente ao ambiente”. Mencionou ainda a sensibilidade dos técnicos da autarquia para estas questões. 

O município de Estarreja quer tomar a dianteira neste domínio e apresentar-se como um modelo a seguir na aplicação das mais modernas tecnologias e soluções em ecoeficiência, adoptando as medidas mais inovadoras de sustentabilidade ao apostar neste projecto inovador de uma piscina ecoeficiente.

Os objectivos definidos para a análise técnica em ecoeficiência do projecto da Piscina Municipal de Estarreja foram os seguintes:

> reduzir o consumo de materiais na construção e funcionamento da futura piscina;
> reduzir o consumo de energia da futura piscina;
> reduzir/eliminar a dispersão de substâncias tóxicas e o recurso a materiais de ciclo de vida incompleto;
> intensificar a reciclagem e a reutilização de materiais, bem como recurso a materiais verdes e ecologicamente sustentáveis;
> maximizar o uso sustentável de recursos renováveis;
> prolongar a durabilidade dos produtos utilizados.