3º Aniversário da Inauguração da Biblioteca Municipal de Estarreja

segunda, 08 de outubro 2007

A nova Biblioteca Municipal comemora 3 anos de vida. O aniversário da inauguração do equipamento é assinalado com a peça de teatro “Camões é um poeta RAP”, Histórias, Hora do conto e apresentação do livro “Ao pé das palavras”.

A Biblioteca convida toda a população a participar nas comemorações que decorrem esta semana.

PROGRAMA 9 – 12 Outubro

Terça 09 Out.
“Histórias com Bicho”, pelo grupo
“O Contador de Histórias”
Sessões às 10h30, 11h30, 14h30 e 15h30

Oferta de livro aos leitores mais assíduos da Biblioteca

Peça “CAMÕES é um POETA RAP”

Quarta e Quinta 10 e 11 Out.
Hora do Conto
Todo o dia

Sexta 12 Out.
Apresentação do Livro
“Ao pé das palavras”, de Hélder Ramos

CAMÕES É UM POETA RAP

E aqueles que por obras valerosas
Se vão da Lei da Morte libertando
Cantando espalharei por toda a parte
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.
OS LUSÍADAS, Luís de Camões

Camões é, por unanimidade, reconhecido como um nome maior das letras e cultura portuguesas, cujas asserções poéticas, linguísticas e filosóficas continuam pertinentes na actualidade. No entanto, aquele que “... viveu pobre e miseravelmente/ e assim morreu”  apesar de ter presença obrigatória merece nos Programas de Português – numa fase de percepção linguística que poderemos considerar de tardia – continua a suscitar nos jovens uma aversão quase epidérmica – que os docentes, muitas vezes, não conseguem evitar.

Abordado na escola, na esmagadora maioria dos casos, através do acinzentado estudo analítico de forma e conteúdo, é a nossa pátria – a Língua Portuguesa, parafraseando Pessoa – que perde uma oportunidade ímpar de se impor culturalmente numa sociedade agredida e conquistada dia a dia pela massificação que a poderosa indústria dos diversos media estimula e concretiza.

CAMÕES É UM POETA RAP
é um evento performativo e musical -  com a qualidade literária do génio de Camões -   concebido para pequenos auditórios, espaço de café-concerto, livrarias, cafetarias - pois pretende-se manter uma relação próxima com o público.

Assenta num conceito inovador que aproxima a Lírica do grande poeta à nossa vivência contemporânea, através dos ritmos rap e hiphop, conciliando o público com a mestria da Língua Portuguesa.

Esta tem sido uma Performance que deixa ainda a marca da emoção no público.

De facto, o público apercebe-se, nesta hora de partilha com as palavras ditas pelo performer HUGO PEREIRA, das duras condições de vida do “Príncipe dos Poetas”, e de como Camões – o homem – transforma o infortúnio e o desespero em energia criadora – de que a força mental que extravasa no conjunto dos seus poemas é um exemplo de vida que resiste ao passar do tempo.