Festival Sénior 2007: Momentos de lazer reforçam participação dos idosos

quarta, 31 de outubro 2007

Construir e criar foi o desafio lançado aos seniores de Estarreja nos últimos dias do Festival Sénior 2007, organizado pela Câmara Municipal que dedicou o mês de Outubro às gerações mais adultas. Com um mês cheio de propostas, o evento encerrou ontem na Casa da Cultura com um workshop de escultura em barro.

A promoção do bem-estar social dos idosos é o principal propósito do evento, que se realiza anualmente desde 2003. Inicialmente concebido para uma semana, o festival foi este ano dilatado para um mês abrangendo várias iniciativas de carácter lúdico, cultural e recreativo, que proporcionam aos idosos momentos de alegria, conhecimento e diversão.

A Câmara Municipal vem desta forma contribuir para atenuar a solidão dos idosos do concelho, dinamizando momentos de lazer e reforçando a sua participação.

Esta franja da população tem vindo a aumentar progressivamente. A população envelhecida cresceu 24% entre 1991 e 2004. Existem no concelho 4888 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

A percentagem de população muito idosa (com 75 ou mais anos) residente no concelho é de 7,1% (dados de 2004). No concelho de Estarreja existem 26 idosos por cada 100 indivíduos em idade activa.

Durante o festival foi relançado o Cartão Sénior, uma iniciativa municipal com o objectivo de fomentar o convívio, a frequência de espaços culturais e de lazer, o comércio local e a melhoria da situação económica dos seniores.

Este programa está sujeito a um regulamento específico e, por uma questão de justiça social, beneficia essencialmente os que têm um rendimento reduzido, sem esquecer todas as pessoas a partir dos 65 anos.

Os seniores com mais de 65 anos residentes no concelho têm à sua disposição um cartão que lhes atribui determinados benefícios. Existem duas modalidades na sua atribuição, sendo uma mais abrangente e destinada a todos os seniores, independentemente do seu rendimento, e uma mais restrita, dirigida apenas a pessoas cujo rendimento não exceda 70% do Salário Mínimo Nacional.