“À Conversa sobre… Proximidade entre pais e filhos”

Aproveitar todos os momentos é a fórmula de Laurinda Alves

segunda, 19 de novembro 2007

A proximidade é um valor cientificamente provado. Laurinda Alves recorreu à Neurociência para explicar a importância da proximidade nas relações pessoais, sendo que no que diz respeito à ligação pais – filhos, os primeiros três anos de vida de uma criança são os mais marcantes. Na última sexta-feira, na Biblioteca Municipal, o ciclo “À Conversa sobre…” trouxe a Estarreja a jornalista, autora e apresentadora de programas de televisão.

Contudo, não é preciso evocar a ciência para perceber a importância da proximidade nas relações e Laurinda Alves comprovou-o, recorrendo muitas das vezes a testemunhos pessoais e aos conhecimentos adquiridos durante os programas de televisão da sua autoria, “Verdes Anos” com Daniel Sampaio e “Primeiros Anos” com Gomes Pedro. Mãe de um adolescente de 16 anos, a jornalista deu pistas para se criarem oportunidades de aproximação, num mundo cada vez mais virtual, onde as novas tecnologias acabam por distanciar e sabendo-se que grande parte dos problemas de gerações nascem em disfunções no relacionamento entre pais e filhos.

As boleias até à escola ou a hora de jantar são exemplos de momentos que os pais devem aproveitar para entrarem no universo dos seus filhos, “para que a propósito de nada ou de qualquer coisa, se fale de questões que muitas das vezes são difíceis de abordar”, sem recorrer ao “estilo perguntativo e sem devassa”, especificou, salvaguardando-se o respeito pela privacidade de cada um.

A adolescência prepara-se com antecedência sendo necessário cultivar desde sempre a proximidade com a criança. Laurinda Alves abriu, desde logo, as portas de sua casa aos amigos do filho, tendo “acesso ao universo deles e abrindo um mundo de possibilidades de os conhecer”, cultivando valores da partilha e de diálogo. Com a correria e o stress que marcam os dias de hoje, “facilmente ralhamos, facilmente discutimos e impomos” afectando negativamente as relações com os filhos e criando um afastamento. O esforço deve ser diário num exercício contínuo de paciência e persistência.

“A proximidade é um valor humano essencial na vida e para toda a vida” que cultivada permite criar tempo de qualidade entre pais e filhos. Laurinda Alves alertou para casos de “famílias em que se perde a capacidade de estarmos próximos e mesmo vivendo na mesma casa, pais e filhos estão longe uns dos outros”. Em casos mais difíceis, Laurinda Alves aconselha ajuda técnica. Recorrer “à ajuda de um psicólogo é um acto de inteligência. Não é sinónimo de fraqueza ir com o filho ao psicólogo”, sublinhou.

O auditório da Biblioteca Municipal encheu para ouvir e dialogar com a jornalista, numa conversa bastante participada pelo público. A palestra foi organizada pela Câmara Municipal e Escola Secundária de Estarreja. No final, o vereador da Educação do Município, João Alegria, garantiu a continuidade da parceria pela “construção de uma cultura de cidadania”. Um ponto que já o presidente do conselho executivo da Secundária, Jorge Ventura, havia referido “por ser fundamental desenvolver uma cultura de cidadania numa cidade, sendo intenção da Escola e da Câmara a concretização disso mesmo”.