Comemoração do 177º aniversário da morte do Libertador Simón Bolívar

segunda, 17 de dezembro 2007

A Embaixada da República Bolivariana da Venezuela em Portugal promoveu esta manhã em Estarreja uma homenagem à figura de Simón Bolívar. O Embaixador da Venezuela em Portugal, Lucas Rincon, ao invés das habituais celebrações em Lisboa, elegeu Estarreja para as comemorações do 177º aniversário da morte do Libertador Simón Bolívar, optando por uma zona onde se concentram muitos emigrantes venezuelanos.

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, recebeu o embaixador e o seu corpo diplomático sublinhando a existente relação de décadas das comunidades e a honra que por isso Estarreja tem em acolher a celebração da efeméride. Desejou que essa dimensão humana e a presença de muitos sinais da cultura da Venezuela (nomeadamente na gastronomia) sirvam de base a um maior intercâmbio entre os 2 países.

O Embaixador agradeceu a hospitalidade de Estarreja e também sublinhou a estreita ligação social entre os dois países e as áreas que devem ser exploradas. Referiu que as nulas relações comerciais até agora existentes vão subir para um nível elevado já em 2008, quando se formalizarão esses acordos entre os 2 países.

O programa desta manhã incluiu a deposição de uma coroa de flores no Busto de Simón Bolívar, localizado no centro da cidade de Estarreja, e a inauguração de exposição de fotografia na Casa da Cultura, de Victor Henriquez, intitulada “La Guaira Siempre” e a Iconografia do Libertador.