Defesa da Floresta: Estrada Estarreja – Pardilhó mais limpa e segura

terça, 18 de dezembro 2007

A Câmara Municipal concluiu a limpeza e recolha de lixo na Estrada Municipal 558, entre Estarreja e Pardilhó. A operação insere-se na Faixa de Gestão de Combustíveis Florestais de protecção da rede viária prevista no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de acordo com o D.L. 124/2006 de 28 de Junho.

O vereador da Câmara Municipal responsável pelo Pelouro da Protecção Civil, Alexandre Fonseca, diz que a “Câmara começou um grande investimento no sentido de garantir, na sua rede viária, uma Faixa de Gestão de Combustíveis Florestais. Estes pequenos passos, preventivos, serão tanto mais importantes quanto mais seguidos forem pela população. Nesta perspectiva espera-se que os proprietários florestais de zonas confinantes com outras realidades, nomeadamente habitações e aglomerados populacionais, façam o mesmo.

Também se espera que os proprietários florestais que têm propriedades confinantes com a rede viária, e que têm árvores com os ramos sobre a mesma, procedam ao abate ou desrama dessas árvores, de forma a prevenir a sua queda com os riscos consequentes, e das consequências dos quais serão responsabilizados.

Do público em geral espera-se que não abandonem qualquer tipo de resíduos nas diversas zonas que não estão a esse fim destinadas, especialmente nas que foram, e serão no futuro, objecto de intervenção Municipal”.

Os trabalhos efectuados na EM558 consistiram em:

- Corte de material vegetal (árvores e arbustos) até 7 cm de diâmetro na base.
- Trituração do material vegetal de menor dimensão e deixado no solo para fins de fertilização orgânica.
- Remoção do material vegetal pelo prestador de serviços com destino a aproveitamento para biomassa.
- Recolha de lixo (após a recolha efectuada pelos Voluntários Jovens para a Floresta até ao final de Agosto de 2100 Kg de lixo, já existia bastante lixo!)
- Desrama de algumas árvores para facilitar a circulação de peões.
- Aplicação de herbicida para controle de infestantes.

Vale a pena passar por lá para ver a diferença após esta primeira intervenção!

Após esta intervenção, a Câmara Municipal pretende intervir de imediato em outras zonas de faixas de gestão de combustíveis florestais: Estrada Intermunicipal Estarreja – Ovar, Rua da Quinta Nova, Avanca, e Rua 13 de Setembro. Além destas situações, outras serão devidamente acauteladas tais como melhoria de pontos de água e dos acessos ao combate a incêndios.

Desta forma, a Câmara Municipal não só se preocupa em notificar proprietários florestais para as limpezas previstas na lei, mas também se preocupa em dar o exemplo! E essa tem sido uma preocupação constante: sensibilizar, fazer cumprir a Lei do Sistema de Defesa da Floresta contra incêndios, mas também executar limpezas.

IMPORTANTE – Avisos à População

- A população em geral deve tomar consciência do trabalho efectuado e cumprir os seus deveres cívicos tais como não usar as áreas florestais como lixeiras;

- Os proprietários florestais das zonas junto aos aglomerados populacionais (zonas norte e sul e onde a Câmara não tem o dever de limpar) devem proceder à limpeza do material arbustivo e corte ou desrama de árvores cuja copa de situa a menos de 5 metros das edificações, bem como ao abate de árvores que pendam sobre a via pública (as quais já estão marcadas – no total são 104 árvores).