Semana Internacional do Cérebro

Casa Museu Egas Moniz integrada no evento

quarta, 05 de março 2008

Pela primeira vez, a Semana Internacional do Cérebro, que se comemora entre 8 e 16 de Março, está a ser celebrada no distrito de Aveiro com uma série de eventos, organizados pelo Centro de Biologia Celular da UA, Sociedade Portuguesa de Neurociências, Secção Autónoma de Ciências da Saúde da UA, Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro e Câmara Municipal de Estarreja.

Na região, o programa de actividades teve início com a proclamação pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, nos Paços do Concelho. Decorrerão em Avanca, na Casa Museu Egas Moniz, a palestra subordinada ao tema “Pensar o Cérebro”, no dia 8, e  a Conferência de Encerramento da Semana Internacional, no dia 15, que. As escolas de Estarreja são também englobadas no programa com a realização de sessões.

Após a leitura da proclamação da Semana do Cérebro, José Eduardo de Matos salientou a importância da iniciativa e a associação do evento ao nome de Egas Moniz, único Prémio Nobel português da Medicina, contribuindo-se para a divulgação da vida e obra do investigador de renome nacional e mundial. O autarca disse que é uma questão de justiça partilhando ao mesmo tempo o sentimento “de que Egas Moniz não tem sido tão estudado quanto a sua obra merece”. O presidente do Município de Estarreja quer “assumir um novo caminho com sinergias conjuntas”, tendo em vista a única casa do Prémio Nobel da Medicina em Portugal.

Edgar Cruz e Silva, Director do Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro, não tem dúvidas que “a Casa Museu é uma estrutura ímpar em Portugal”. E por isso “estaremos ao dispor para outras iniciativas que possam surgir nesta área”. O docente explicou que é a primeira vez que a Semana do Cérebro está a ser celebrada na região de Aveiro. A iniciativa nasceu há vários anos nos Estados Unidos da América e hoje é celebrada em mais de 60 países. Edgar Cruz e Silva agradeceu a “disponibilidade com que a ideia foi acolhida pela Câmara Municipal”.

Destacou o trabalho que será realizado junto dos mais novos durante esta Semana do Cérebro. “Nove equipas dos nossos investigadores vão visitar escolas locais da região” com o objectivo de “sensibilizar os jovens e crianças para esta temática do cérebro e das doenças ligadas ao cérebro e à mente”.

Também o vereador da Educação da Câmara, João Alegria, exaltou essa função do evento. “Queremos levar a ciência a todos, queremos educação qualificada e aproximar quem produz a ciência dos mais novos”. Por isso a Câmara não hesitou em associar-se ao programa de actividades. “É nossa obrigação promover e difundir o conhecimento científico”.

Essa é também uma das prioridades da Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro. O director Paulo Trincão entende que a Fábrica tem a obrigação de contribuir para que “a região aumente a sua cultura científica”. Paulo Trincão assumiu o seu “interesse particular pela Casa Museu”, dizendo que “é obrigação dos investigadores promover a Casa Museu de Egas Moniz a um ponto de referência internacional”. Por essa razão, “Estarreja apareceria sempre como pólo central desta Semana”.

Imagens: Fábrica Ciência Viva, Jorge Marlier da Costa

+ INFO e Programa das Actividades