Câmara adere à vigilância nocturna

quinta, 06 de março 2008

A Câmara Municipal é parceira da Associação Empresarial – SEMA na implementação do Serviço de Vigilância Nocturna no centro urbano da Cidade de Estarreja. As duas entidades formalizaram a colaboração através da assinatura de um protocolo.

A salvaguarda do património municipal justifica esta parceria, salientou o presidente da Câmara. A autarquia assumiu que não iria criar um Serviço de Polícia Municipal, cabendo ao Estado garantir a segurança aos cidadãos e aos seus bens. Contudo, decidiu adoptar um sistema preventivo. Actos de vandalismo e furto têm causado prejuízo ao município. Estão contemplados nas rondas nocturnas os edifícios públicos do centro da cidade (Paços do Concelho e edifícios adjacentes, Biblioteca, Cine-Teatro, Casa da Cultura, Parque do Antuã, Piscina, Pavilhão, Mercado Municipal, Novos Armazéns na Póvoa de Baixo e a futura Piscina).

80 comerciantes já aderiram a este projecto que teve início em Janeiro. Pedro Marques, presidente da SEMA, referiu que novas adesões de comerciantes são bem-vindas de forma a melhorar o sistema ao nível de rondas e de área de actuação. O comerciante aderente paga 10 euros por mês para ver assegurada a segurança do seu estabelecimento entre as 22h e as 6h.

O responsável acredita que a solução vai ter pernas para andar e evoluir tendo sido fundamental o acordo com a autarquia para a sustentação financeira do projecto. Se a adesão crescer será possível reforçar as condições de segurança. Além do mais, a sociedade em geral beneficia deste projecto. Há uns anos atrás a SEMA já havia avançado com um projecto semelhante mas a falta de verba obrigou ao abandono da ideia.

Esta cooperação entre SEMA, Câmara e comerciantes é um bom exemplo de parceria útil e pretende complementar, não substituindo, o trabalho das forças de segurança pública.