João Alegria continua na presidência da CPCJ

NEGLIGÊNCIA INFANTIL É A PROBLEMÁTICA MAIS FREQUENTE

quarta, 07 de maio 2008

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Estarreja reelegeu João Alegria para presidente. O Vereador da Educação, Acção Social, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Estarreja assumiu a presidência da CPCJ/Estarreja em Março de 2006 e vai continuar à frente dos destinos da comissão durante o próximo biénio.

Combater a negligência infantil, a problemática mais sinalizada, é uma das prioridades assumidas pela CPCJ. Depois de dois anos de trabalho na CPCJ, João Alegria fica ainda muitas vezes incrédulo com as situações denunciadas em pleno século XXI.

Por isso é “imperioso despertar as pessoas e fazer-lhes sentir que a educação e o desenvolvimento harmonioso e pleno das nossas crianças e jovens é tarefa de todos; mas, em primeiro lugar, naturalmente, dos pais, que muitas vezes não apresentam competências e responsabilidade para tal”.

Por sua vez, a comunidade e suas Instituições devem estar atentas para “o acompanhamento das situações mais críticas. Além disso, as respostas têm que ser céleres e coerentes, pois o que está em causa é o princípio do superior interesse das crianças”. João Alegria salienta “o excelente trabalho dos técnicos das diversas instituições que colaboram com a CPCJ”. Tem sido uma “experiência humana muito enriquecedora e exigente mas também inquietante face às situações que são reportadas”.

235 PROCESSOS EM 2007

No ano de 2007, a CPCJ de Estarreja trabalhou um volume global de 235 processos: 147 que transitaram de 2006, 74 instaurados e 14 reabertos. Destes 235 processos 95 foram arquivados, sendo que à data de 31 de Dezembro de 2007 existiam 139 processos activos, os quais transitaram para 2008.

Dos processos trabalhados ao longo do ano, as situações de perigo mais sinalizadas foram a negligência parental e o absentismo/abandono escolar.

A maioria das sinalizações é efectuada por escrito e distribuem-se uniformemente pelas diferentes faixas etárias. Durante o ano passado, as fontes denunciadoras de casos, em pé de igualdade, foram as IPSS, Escolas, Segurança Social e GNR/Ministério Público.

CPCJ
Edifício da Câmara Municipal de Estarreja