Prevenção de Incêndios Florestais nas Escolas

quarta, 07 de maio 2008

No âmbito das actividades do Clube de Protecção Civil de Estarreja (CPCE), o Sector de Educação para a Protecção Civil da Câmara Municipal promove acções de sensibilização sobre Prevenção de Incêndios Florestais. Ontem à tarde e após uma visita ao Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro – CDOS Aveiro, as duas turmas do 9º ano do CEF – Curso de Educação e Formação de "Operador de Informática", da Escola Secundária de Estarreja (ESE) assistiram à palestra.

Os alunos mostraram-se bastante receptivos à temática. Fábio Pontes, 17 anos, lembra que "temos muitos hectares de floresta no concelho" e na sessão "aprendemos como cuidar da floresta". Nesta fase do ano que antecede o período crítico de incêndios florestais, pretende-se sensibilizar a população escolar para a problemática dos incêndios florestais, a importância da floresta e transmitir hábitos e medidas de prevenção a aplicar e divulgar. A acção engloba um total de 120 alunos das turmas do 2º e 3º ciclo aderentes ao CPCE. A última sessão realiza-se hoje às 17h, na Escola Padre Donaciano.

Esta actividade fechou os trabalhos do CPC da ESE no presente ano lectivo. A estudante Irene Pinho, 17 anos, considera que esta "é uma boa iniciativa para os jovens que deviam interessar-se mais pela protecção civil". Aliás, de uma forma geral a protecção civil devia "ser mais falada em Portugal", defende. Em relação à defesa contra incêndios deixa um conjunto de alertas: "Não fumar nas florestas, não deixar lixo, não fazer queimadas. Tenham mais cuidado!". (som em anexo)

A avaliação da Irene vai ao encontro da análise de Rosário Santos, coordenadora do CPC da ESE. O "balanço é positivo. As 2 turmas interiorizaram um conjunto alargado de conceitos não só a nível da PC mas também ao nível de segurança, prevenção e auto-prevenção". O empenho dos cerca de 30 estudantes é visível nos trabalhos realizados como o jornal de parede ainda em exposição no bloco C e o sítio na internet. "Estes alunos estão numa idade óptima para apreenderam estes conceitos e passarem a palavra", conclui Rosário Santos. (som em anexo)

Os vários núcleos escolares do CPCE começam já a planear as acções para o próximo ano lectivo.

Para mais informações sobre a nossa floresta e a forma de a proteger: