FESTARREJA’08 – Festa das Artes e da Juventude

segunda, 18 de agosto 2008

O FESTARREJA – Festa das Artes e da Juventude está de regresso à cidade. Entre os dias 12 a 21 de Setembro de 2008, a Câmara Municipal de Estarreja dedica um conjunto de actividades aos mais jovens.

Nesta 6ª edição do evento anual, no palco da Tenda irão passar vários estilos musicais, desde o hip hop, ao electro rock passando pela ‘world music’ e danças tradicionais. Mind Da Gap e Slimmy são os protagonistas do FESTARREJA’08. Irão actuar no centro da cidade no dia 19 de Setembro. A abertura do programa acontece no dia 12 com o TRANÇAS – Festival de Danças Tradicionais e com o grupo de música folk “Pé na Terra”.

O Festival de Samba de Estarreja que nasceu com o FESTARREJA assinala também a sua sexta edição. O TRANÇAS e a Maratona BTT de Estarreja estão de regresso depois do sucesso das suas primeiras edições no ano passado. Este ano a Maratona BTT propõe a Rota do Antuã.

A grande maioria das actividades realizam-se na Tenda, a instalar junto ao Parque Municipal do Antuã e Piscina Municipal. As entradas para o FESTARREJA são gratuitas.

O FESTARREJA é também um espaço de formação com a realização de workshops. As novas tecnologias são as áreas a explorar versando o tratamento digital das imagens, a fotomontagem e a criação de documentos on-line. As inscrições gratuitas são limitadas. 


FESTARREJA’08
Programa [resumo]

12 Setembro | sexta
TRANÇAS – Festival de Danças Tradicionais
Todo o dia [Parque Municipal do Antuã]

21h30 Concerto PÉ NA TERRA (Música Folk)
[Tenda]

13 Setembro | sábado
TRANÇAS – Festival de Danças Tradicionais
Todo o dia [Parque Municipal do Antuã]

21h30 Concerto UXU KALHUS
[Tenda]

14 Setembro | domingo
TRANÇAS – Festival de Danças Tradicionais
Todo o dia [Parque Municipal do Antuã]

20h00 Danças Ciganas do Sol Nascente MADRUGADA CIGANA
[Tenda]

15, 16 e 17 Setembro 
19h – 21h Workshop A Fotomontagem na Edição de Imagem *
[Espaço Internet]

19 Setembro | sexta
21h30 Concerto SLIMMY
22h30 Concerto MIND DA GAP
[Tenda]

20 Setembro | sábado
9h30 – 12h30 Workshop Tratamento Digital de Imagem **
14h – 17h Workshop Criação de Documentos Online no Google Docs **
[Casa Museu Egas Moniz - Avanca]

Todo o dia Desportos Radicais
[Parque Municipal do Antuã]

21h30 6º Festival de Samba
[Tenda]

21 Setembro | domingo
09h00 2ª Maratona BTT Estarreja “Rota do Antuã”


TENDA DA FESTARREJA [junto à Piscina Municipal]
Entradas livres

Workshops necessária inscrição
*
festarreja@cm-estarreja.pt
** geral@ajavanca.com

 


FESTARREJA’08
Programa completo

12, 13 e 14 Setembro
TRANÇAS – Festival de Danças Tradicionais de Estarreja

A ArTê – Companhia de Teatro de Estarreja entra no universo da dança para explorar o seu lado tradicional. Danças dos quatro cantos do mundo concentram-se no FESTARREJA, com oficinas de dança gratuitas. A iniciativa visa a divulgação e formação em danças e músicas de cariz popular. Estando o Concelho de Estarreja de portas abertas a novos públicos, surgiu como anfitrião de um evento que contribuiu e contribuirá para a chegada de culturas diversificadas. Os participantes terão oportunidade de integrar diversas oficinas de danças, música, artesanato, entre os mais diversificados Workshops de âmbito cultural.

Se queres participar e/ou ser voluntário entre em contacto com a companhia através do email artecomteatro@gmail.com.

http://www.arte-companhiadeteatrodeestarreja.blogspot.com/

12 Setembro 21h30 Concerto PÉ NA TERRA (Música Folk)
Os Pé na Terra surgiram do resultado de um entrelaçado de ideias e desejos musicais dos vários membros do grupo. Através de temas originais e da recolha e interpretação de temas tradicionais portugueses, onde a poesia e a dança se complementam, geram a energia que os uniu neste projecto.

Os Pé na Terra nascem em 2005. Com forte influência na recolha e interpretação de temas tradicionais portugueses e na criação de temas originais, este projecto usava apenas instrumentos das nossas terras. Esse entrelaçado de ideias vai de encontro ao actual movimento de revolução da música tradicional, tendo uma grande aceitação no público em geral, levando assim, o grupo, no final do ano de 2007, à gravação e publicação do seu primeiro álbum.

Sub-Estilos: National Folk, Celtic, Instrumental

Homepage: http://www.penaterra.com
http://palcoprincipal.clix.pt/pe_na_terra

13 Setembro 21h30 Concerto UXU KALHUS
Quer se goste ou não de dançar, o grupo não deixa nenhum público indiferente. Há suficientes argumentos para ouvir e outros tantos para dançar as músicas tradicionais europeias e portuguesas. Malhão, Viras, Corridinhos, círculos, mazurcas, chotiças, e muito mais, com a pureza acústica e a potência eléctrica… Harmonias arrojadas e arranjos endiabrados são a imagem de marca do grupo de música trad-folk-rock Uxu Kalhus. Influências Afro-Jazz-Rock-Ska juntam-se ao tradicional para um resultado explosivo.

Uxu kalhus surgiram ligados aos bailes de danças tradicionais. Neste tipo de espectáculos, o público é convidado a dançar ao som de música de raiz tradicional portuguesa e europeia tocada ao vivo – permitindo ao desenvolvimento de danças de roda, cujos passos e movimentos são ensinados no decorrer dos espectáculos.

http://uxukalhus.blogspot.com/

14 Setembro 20h00 MADRUGADA CIGANA “Danças Ciganas do Sol Nascente”
O grupo Madrugada Cigana celebra e funde vocabulários oriundos de danças nómadas russas, romenas, húngaras ou flamencas. Ao longo dos tempos o povo cigano viajou por inúmeros países, absorvendo e transformando a música e a dança das culturas por onde passou e, por vezes, se sedentarizou. As suas danças têm origem na Índia, país do qual terão procedido, tendo-se fundido com as do folclore dos países onde tentavam estabelecer-se. Apesar da diversidade, algo de comum prevaleceu…

A dança, para o povo Romani, representa não só a sua cultura e história, mas é também uma forma de expressão bastante individualista. Este poder emotivo vem do artista que se abandona à sua arte, imprimindo-lhe vida. A dança representa também liberdade – liberdade de expressão pessoal e espiritual, o único tipo de liberdade possível para um povo oprimido. Podemos, assim, dizer que não existe uma Dança Cigana mas sim uma Forma Cigana de Dançar.


19 Setembro | sexta
21h30 Concerto SLIMMY
22h30 Concerto MIND DA GAP
[Tenda]

SLIMMY
ELECTRO/ROCK/POP
 
Depois de uma digressão, em 2007, com mais de 40 espectáculos por todo o país, SLIMMY, o músico que entrou para a galeria dos notáveis com a inclusão de um dos seus temas na série C.S.I. Miami, que tem a mesma canção a rodar na MTV2 e uma outra que é banda sonora do programa de resumos dos jogos de futebol da Liga Inglesa na Sky Sports, está com uma nova Tour. Desta feita, a ‘The Sex and Love Tour’ levará para a estrada não só as músicas do tão álbum de estreia ‘Beatsound Loverboy’, como temas inéditos nunca tocados anteriormente.

Slimmy é um músico português que usa o rock como meio de expressão, mais precisamente o electro rock. Aliando um visual irreverente com um estilo de música viciante, é um dos fenómenos actuais da música portuguesa. É oriundo do Porto e o seu verdadeiro nome é Paulo Fernandes. Em palco é acompanhado pelo Garcez (baterista) e pelo Garim (baixista).

O início do projecto acontece em 1999. Slimmy desenvolve ritmos mais electrónicos e dançantes com uma atitude rock sempre presente. Depois de uma temporada em Londres, onde actua em algumas das salas mais emblemáticas da capital britânica, em 2007 de regresso a Portugal percorre o país de norte a sul com mais de 40 espectáculos para a pré-apresentação do álbum de estreia "Beatsound Loverboy", considerado um dos melhores discos do ano. Em 2008 traz nova digressão com temas inéditos e a nomeação para os Globos de Ouro na categoria Revelação do Ano.

http://www.mtvserver.com/slimmy/

“Há expressões que costumamos aplicar, preguiçosamente, a casos como o de Slimmy (que também responde pelo nome de Paulo Fernandes), 28 anos: «grande revelação», «novo talento», «aposta segura», «jovem promissor». São lugares-comuns mas, talvez por isso mesmo, às vezes fazem todo o sentido. É o caso (…) Como se explica o fenómeno? Depois de ouvir Slimmy falar, percebemos: autoconfiança, força de vontade, persistência. É uma espécie de Mourinho do rock português (…)”
- In Revista Visão – 27’09’2007

"A abrir a noite, Slimmy defendeu Beatsound Loverboy com intensidade, entre a vulnerabilidade e a raiva. Electro pop, punk, techno, rock e outros estilos, um punhado de referências evidentes (New Order, Depeche Mode, etc), mas alma própria".
- In Diário de Notícias – 27’08’2007

O primeiro álbum de Slimmy, que sairá em Portugal em Setembro, antevê-se de bastante qualidade. Paulo (Slimmy) é dinâmico, carismático, irreverente, diferente. (…) O rapaz cantou, saltou, estrebuchou no chão. No início intimidado, talvez pela personagem esquisita que ali se apresentada, os membros do público, aos poucos, foram-se soltando, começando a curtir o som 'electroclash' que fala de amor e sexo, "duas coisas muito importantes na vida", diz o jovem promissor.
- In Jornal de Notícias – 27’08’2007

… e Slimmy, o animal de palco do Porto que em Inglaterra conhece: o sucesso em poses de star, o glamour e a androgenia, o talento à flor da pele. Ninguém parecia querer trocar a relva pelas pedras do sanatório e, quando Slimmy debitou os primeiros acordes, estavam 18 pessoas à sua frente. Mas, ao despedir-se, tinha uma pequena e rendida multidão a aplaudi-lo.
- In Correio da Manhã – 14’08’2007


MIND DA GAP
HIP HOP

A carreira dos Mind da Gap é um caso raro de persistência e sucesso. Desde o seu nascimento em 1993, a banda não parou nunca de crescer. Foi sempre o amor ao Hip Hop que os moveu. O talento da banda é inegável, os seus instrumentais surpreendentes, e o estilo dos seus rappers único, mordaz e promissor na forma como aproveita o potencial fonético da nossa língua.

A sua estreia em álbum aconteceu em 1997 com “Sem cerimónias” e foi sem dúvida um momento decisivo para o Hip Hop nacional. Em 2000 surge “A Verdade” e, mais uma vez, os Mind da Gap crescem e inovam. Chega 2002 e “Suspeitos do Costume”. A maturidade da banda é inquestionável, a sua segurança impressionante, a sua coesão ímpar. Um álbum que ultrapassa os limites naturais do movimento e que duma vez por todas coloca a banda como uma das referências fundamentais da mais jovem geração nacional. Isso leva “Suspeitos do Costume” a alcançar o galardão de disco de prata... um feito pioneiro no hip hop nacional. A banda desdobra-se em concertos, corre o país de norte a sul, angaria cada vez mais militantes, consolida como nunca o género por todo o território nacional e prova duma vez por todas, apesar de inúmeras resistências, que existe espaço para o movimento no mercado discográfico português.

Em 2006, os MDG voltam com um novo e entusiasmante álbum, onde se reforça e aumenta toda a maturidade e crescimento artístico dos seus elementos. Produzido, como sempre, por DJ Serial e acompanhado pelas rimas de Ace e Presto, as canções de “Edição Ilimitada”, o nome dado a este novo registo, edição NorteSul, tiveram o “toque” de Troy Hightower que misturou o álbum e que volta assim a colaborar com os MDG. O 1º single “Não Stresses” é um tema forte e actual. A prova de tudo isto é a sua nomeação para os prémios MTV EUROPEAN MUSIC AWARDS 2006, na categoria de Best Portuguese Act.

"O Hard Club acabaria por encher para uma grande celebração... os Mind da Gap brilharam. Em palco cresceram imenso e são neste momento, a mais sólida formação de hip-hop nacional"
In Blitz

"Junto ao palco principal a quantidade de público aumenta para ver os MDG. Recebem aplausos logo no início. Em palco revelam-se amadurecidos e com um grande som. Souberam puxar pela multidão e esta correspondeu em pleno... em alta e no caminho certo."
In Blitz

"Seguiram-se os esperados MDG... cheios de humor e energia contaram histórias através das rimas que encheram o espaço (lotado) do recinto"
In Diário de Notícias

“A 1ª proposta verdadeiramente apelativa aconteceu com os MDG… O trio do Porto não teve dificuldades em captar a atenção mental do público e, claro, a resposta física – e claro muito se dançou.”
In Jornal de Notícias

“…Os Mind da Gap venderam-se? Não, apenas estão a dar nas vistas como melhor grupo nacional de Hip Hop… a atenção que recebem hoje é mais do que merecida para quem anda a fazer música, por paixão, há 13 anos, como o prova este álbum Edição Ilimitada, com uma produção em excelente nível, grandes letras interpretadas por quem sabe e um apurado sentido de humor, polvilhado ao longo de todo o álbum, que compensa a menor acidez do que em registos anteriores. E que álbum…”
In Maxmen

“O Melhor Grupo Português de Hip Hop voltou finalmente às lides…”Não Stresses”, “Quantas Vezes Já” ou “Tilhas? São Sapatilhas” são belos temas com uma sonoridade mais relaxante, no entanto por trás da delicadeza da sonoridade, temas como “Tango dos Defeitos”, ”Somos Mc´s” e principalmente “Conversas Minadas” indicam que os MDG ainda gostam de provocar consciências…”old school like“. Em 2006 os MDG sentem-se mais calmos, mais em paz consigo próprios…a postura da maior parte dos temas é cativante e frutuosa…”
In Raio-X

“Ritual Rock abriu com pronúncia do norte… Mind da Gap reinaram no Palácio…. A noite fechou com os veteranos MDG e o recinto encheu para se ouvir os ilustres filhos da terra. Rap musculado, muito corpo a abanar e a noite de abertura estava salva… os Mind da Gap reinaram sobre uma audiência que os consagrou.”
In Jornal Notícias

http://www.minddagap.info/


20 Setembro | sábado
[Tenda]
21h30 6º Festival de Samba de Estarreja

Escolas de samba de Estarreja e do país encontram-se neste Festival organizado pela Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Vai Quem Quer. Este Festival, agora na sua sexta edição, tem o objectivo de trazer a Estarreja as principais escolas de samba do país proporcionando aos estarrejenses um espectáculo de cor, ritmo e alegria. 

21 Setembro | domingo
09h00 II Maratona BTT Estarreja “Rota do Antuã”

O Grupo de Samba OS MORENOS organiza 2ª edição da Maratona de BTT de Estarreja – Rota do Antuã. Nas vertentes de Maratona (80Kms) e Meia-Maratona (40Kms), os percursos levarão os participantes a visitar locais fantásticos nas terras envolventes ao Rio Antuã, muitos deles nunca explorados e preparados especialmente para a prova. Podem encontrar-se alguns single-tracks de grande beleza natural, ladeados por água e vegetação em estado bruto e intocado.

Os troços caracterizam-se por uma grande variedade de piso, elevação e dificuldade, quer física, que técnica. Podem encontrar-se subidas suaves e subidas duras, quer pela elevação, quer pelo piso técnico. Mas como o que sobe também desce, no outro sentido, as descidas são os momentos de maior adrenalina, onde as zonas mais técnicas requerem destreza e alguma dose de coragem e sangue frio. Depois há também as zonas mais moderadas onde o que conta é a velocidade ao pedal, sempre no encalço do melhor tempo.

Nível de dificuldade global: Média/Alta

Para os participantes, além do habitual pacote de inscrição (Dorsal, Seguro, Abastecimentos, Banhos e Almoço), aposta-se na oferta de um Jersey alusivo à prova. Para os melhores classificados haverá também uma melhoria nos prémios, incluindo Prize-Money.

Para os acompanhantes organizam-se várias actividades complementares: Passeio pedonal à reserva BioRia (com guia especializado), Aula de Hip-Hop, Serviço de acompanhamento de crianças com uma zona de lazer (insufláveis).

Inscrições e pagamentos:
- 20,00 € (50% desconto para senhoras)
Almoço acompanhantes: 5 € (restante programa social gratuito)

Data limite para inscrições: 14 de Setembro 2008 (limitado a 500 participantes)
Inscrições através do Site:
www.gsmorenos.com
Contacto: gsmorenos@gmail.com; 962045207; 962401058; 964065957
Secretariado/Concentração: Piscina Municipal de Estarreja


WORKSHOPS

15, 16 e 17 Setembro 
19h – 21h Workshop A Fotomontagem na Edição de Imagem
[Teorias e técnicas de fotomontagem em processo de edição de imagem digital, por João Vidal Lemos]

Local: Espaço Internet Municipal de Estarreja
Inscrições gratuitas até 10 de Setembro condicionadas a 12 participantes através do email
festarreja@cm-estarreja.pt

20 Setembro
09h30 – 12h30 Tratamento Digital de Imagem (Iniciação ao Photoshop)
[Ambiente de Trabalho; Desenhar; Ferramentas de Selecção; Pintar; Layers; Texto; Transformações; Manipular Imagem]

14h00 – 17h00 Criação de Documentos Online no Google Docs
[Criar documentos, folhas de cálculo e apresentações online; Partilhar e colaborar em tempo real; Armazenar e organizar o seu trabalho com segurança; Controlar quem pode ver os seus documentos]

Local: Centro de Documentação da Casa Museu Egas Moniz
Inscrições gratuitas e limitadas até 15 de Setembro. Inscrição via e-mail
geral@ajavanca.com