3000 ALUNOS RECEBEM A AGENDA ESCOLAR MUNICIPAL

quinta, 25 de setembro 2008

“Olha a nossa Igreja!”, dizia um dos alunos da Escola do 1º Ciclo de Canelas, após um primeiro contacto com a sua nova Agenda Escolar Municipal. No seguimento das actividades do início ao Ano Lectivo 2008/2009, o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e o Vereador da Educação, João Alegria, visitaram, esta manhã, a Escola de Canelas, para a entrega simbólica da Agenda Escolar Municipal que vai ser distribuída por todos os alunos do pré-escolar e do 1º, 2º e 3º ciclos e ainda por todo o pessoal docente e não docente.

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal promoveu a publicação de uma Agenda Escolar Municipal, este ano numa edição mais aproximada da realidade local com referência às sete freguesias do concelho, a projectos e actividades do município, curiosidades sobre a terra, figuras e factos. Na sala de aula do 4º ano a Rita descobria novas “coisas sobre o concelho de Estarreja” e o Miguel folheava atento aos “passatempos, jogos, perguntas, brincadeiras e coisas para aprender”.

Para Manuela Sousa, coordenadora da EB1 de Canelas, a Agenda Municipal é um instrumento útil para as crianças conhecerem as freguesias do concelho. Além do mais a edição revela algumas curiosidades interessantes da história e costumes locais. “Eu não sabia que Canelas tinha sido conhecida pela padas. Fiquei agora a saber! Penso que é interessante para os alunos”, para além de servir como meio de pesquisa.

ESCOLA DE CANELAS MELHORADA

Após a oferta das agendas pelas salas de aula, José Eduardo de Matos destacou a mais recente intervenção da Câmara na Escola. “Trata-se da substituição de um velho pavilhão que aqui ficou transitoriamente quase duas décadas” por uma nova sala destinada às actividades do prolongamento do pré-escolar, tendo a Câmara decidido “avançar com a construção de uma sala de raiz, maior, com mais condições e que permite receber os encarregados de educação e responder às actividades extra curriculares”.

No fundo, pretende-se “dotar a escola de mais valências e mais qualidade no que toca às suas infraestruturas e essa é a parte que nos cabe” de forma a “permitir que haja o máximo de condições para uma educação com mais qualidade”, ressalvou o autarca.

Para a educadora de infância, Anunciação Teles, a nova Sala de Prolongamento é um “avanço fantástico” uma vez que a escola passa a ter um espaço “destinado ao prolongamento, para a recepção dos pais e para os apoios educativos”, faltando agora o apetrechamento da mesma. A anterior sala, num pavilhão pré-fabricado “existia há já 20 anos e estava num estado de ruína e perigoso”, referiu a docente.