Fermelã: Câmara marca o início do futuro centro cívico

quarta, 01 de outubro 2008

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, inaugurou a reabilitação do espaço envolvente à Casa Mortuária e Igreja Matriz, no centro da de Fermelã, na última segunda-feira, dia em que a freguesia festejava o seu patrono, São Miguel.

“A obra fica a marcar a nossa vontade comum e colectiva de melhorar a nossa qualidade de vida e a beleza urbana”. A intervenção teve um custo de 40 mil euros mas para José Eduardo de Matos o “primeiro grande investimento é o da conjugação de vontades”, desde a Câmara, Junta de Freguesia e Paróquia. De uma forma articulada, “conseguimos alterar radicalmente este quarteirão numa zona nobre da freguesia que no fundo é o início do centro cívico de Fermelã”, adiantou o presidente do Município após o momento simbólico de descerramento da placa comemorativa da inauguração.

O centro cívico de Fermelã terá como limite sul esta intervenção e abrangerá toda a Avenida da Igreja até à sede da ACADOF do lado norte, onde nascerá um novo equipamento desportivo.

O presidente da Junta de Freguesia, Sílvio Marques, estava feliz e congratulou-se “com a obra que deu bastante trabalho. Há uns anos isto era um caminho estreitinho”. A Junta construiu a Casa Mortuária e, posteriormente a Câmara avançou para a reabilitação da zona envolvente. Sílvio Marques anunciou o projecto de beneficiação do cemitério. E salientou que esta é a “sala de visitas de Fermelã”.

Em termos globais, a intervenção urbanística nos centros cívicos das freguesias é uma aposta do executivo camarário. “A referenciação a essas zonas centrais é uma forma de afirmarmos a identidade das freguesias e darmos força colectiva à urbanidade do município”, salientou José Eduardo de Matos que fez um ponto de situação relativamente a outros projectos municipais.

Em Salreu está em fase de conclusão a obra de transformação da EN1-12, de ligação a Albergaria, “que estrutura todo o centro cívico de Salreu”. Em Avanca “há uma intervenção grande, que temos vindo a fasear”. Para Canelas está definida a zona central de intervenção, para sul do Campo da Cruz. “Em Veiros essa definição também está feita. Temos já um esboço do que virá a ser o centro cívico de Veiros e vamos começar a pormenorizá-lo”. Em Pardilhó, estão em curso as obras no Largo Dr. Egas Moniz, dito da Igreja.