ECO PARQUE EMPRESARIAL: Empreitada concluída

quinta, 23 de outubro 2008

Está concluída a 5ª consignação da empreitada de construção de infraestruturas/ obras de urbanização do Eco-Parque Empresarial de Estarreja. A prioridade do Município é captar investimento, criar emprego e diversificar o tecido empresarial com a instalação de pequenas e médias empresas. E na prossecução desse objectivo, conseguiu reunir condições das mais atractivas do país sendo um caso de sucesso. Actualmente com 14 empresas, já instaladas ou em processo de instalação, o Eco-Parque tem recebido uma forte procura dos investidores.

Defendendo um modelo assente em preocupações de crescimento económico, de protecção do ambiente e de desenvolvimento social da região, a Câmara Municipal deu início à infra-estruturação do Eco Parque Empresarial em 2002 tendo dividido a empreitada em 5 fases, cujo investimento ronda os 10 milhões €.

A intervenção englobou a construção de arruamentos, redes de abastecimento de água (água potável, água bruta para desenvolvimento industrial, rede de água para combate a incêndios), saneamento, drenagem de águas pluviais, gás, energia eléctrica e de telecomunicações.

A Área de Implementação Empresarial, com uma dimensão de 84,77 ha, encontra-se dividida em 4 Pólos até um máximo de 103 lotes, com dimensões variáveis, desde 2.250 m2 a 78.000 m2. Actualmente as empresas ocupam os Pólos A e C.

A Câmara adquiriu até agora mais de 6 centenas de parcelas de terrenos, que custaram 1.179.878,05 € aos cofres do município, tendo a autarquia duas equipas no terreno, além do recurso a dois processos de expropriação.

PRÓXIMAS FASES

Concluída a Área de Implementação Empresarial, a autarquia avança para novas fases. A autarquia prepara-se para lançar o concurso para execução do projecto tendente à ligação do Eco-Parque à variante E.N.224. Para 2009 está prevista a execução do arranjo dos espaços verdes, a implementação do projecto de sinalização e toponímia e o lançamento do concurso e execução da empreitada do fornecimento de água bruta ao Eco-Parque.

No ano que vem será elaborado o estudo de ordenamento da futura Área Social. Pretende-se que este seja um espaço onde surjam vários serviços como áreas de lazer, Creche/ATL, salas de reunião e formação, agência bancária e CTT.

No horizonte está ainda a expansão da área empresarial, visando condições de uma oferta ainda mais diversificada para satisfação de uma procura também ela cada vez mais diversa.