À Conversa Sobre Timor com D. Ximenes Belo – Prémio Nobel da Paz

quarta, 12 de novembro 2008

O massacre do cemitério de Santa Cruz, Díli, em 12 de Novembro de 1991, acordou o mundo para a ocupação de Timor-Leste. 17 anos depois, esta quarta-feira, dia 12 Novembro, o Bispo Ximenes Belo virá a Estarreja para dar uma palestra na Biblioteca Municipal.

PROGRAMA

21h00 Inauguração da Exposição de Pintura "...Bendito seja o mesmo sol de outras terras" [A. Caeiro], de Maria Dulce

21h15 Projecção do filme “Timor Lorosae” A curta-metragem de animação realizada por Vítor Lopes e produzida pelo Cine-Clube de Avanca narra a história do povo timorense que, após 500 anos de colonialismo, resistiu a 26 anos de ocupação indonésia. As lendas da fundação da ilha, a história portuguesa de 500 anos e a resistência do povo maubere à ocupação indonésia são cruzadas nesta curta-metragem que foi objecto de vários prémios internacionais.

21h30 À Conversa sobre "Timor Lorosae – Aniversário Massacre Santa Cruz”, com D. Ximenes Belo – Prémio Nobel da Paz

O massacre do cemitério de Santa Cruz, Díli, em 12 de Novembro de 1991, acordou o mundo para a ocupação de Timor-Leste. As tropas indonésias dispararam indiscriminadamente contra civis, durante uma homenagem fúnebre a um jovem abatido por elementos daquelas forças. Dezenas de pessoas morreram neste ataque.

As imagens deste massacre, ao serem apresentadas nas televisões de todo o mundo, sensibilizaram a comunidade internacional para a dramática situação do povo timorense e contribuíram decisivamente para o processo de independência daquele território.

A causa de Timor-Leste pela independência ganhou maior repercussão e reconhecimento mundial com a atribuição do Prémio Nobel da Paz ao Bispo Carlos Ximenes Belo e José Ramos Horta em 1996.