Campanha de Recolha de Tampinhas: Instituições recebem Cadeiras de Rodas

segunda, 22 de dezembro 2008

Duas instituições locais foram contempladas com material técnico no âmbito da Campanha de Recolha de Tampinhas, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja em parceria com a ERSUC – Empresa de Recolha de Resíduos Sólidos do Centro. 5 Toneladas de tampas de plástico originaram duas cadeiras de rodas que foram entregues esta tarde nos Paços do Concelho.

As instituições contempladas são a Associação Vida Nova de Pardilhó e a Associação Humanitária de Salreu. Nesta primeira campanha as ajudas técnicas, duas cadeiras de rodas de verticalização eléctrica, destinam-se a apoiar a recuperação de pessoas vítimas de AVC, contribuindo para um maior conforto do idoso e minorando o esforço físico dos técnicos. O valor total das duas cadeiras é de 3.800,00 €. As 5 toneladas de tampinhas recolhidas pela Câmara e posteriormente entregues à ERSUC foram reconvertidas em 3 mil euros, sendo que a empresa assegurou o restante.

Foi com alegria que os representantes das instituições receberam este apoio. O presidente da Associação Humanitária de Salreu, José Valente, afirmou que cada vez mais, “sentimos necessidade destas ajudas técnicas” na medida em existem muitos casos em que “só com esta ajuda podemos transportar os idosos para que eles possam usufruir de outras regalias que a associação lhes dá: vir até ao jardim, passear. Essa mobilidade torna-se maior com as cadeiras e é um apoio que reconhecemos e agradecemos”, pois todos os apoios são poucos. “Temos dito à Segurança Social que temos muitas pessoas paradas naquela casa que precisamos de movimentar e precisamos de apoio e não temos tido. É importante que as entidades vejam essas necessidades”, acrescentou o responsável.

O vereador da Acção Social da Câmara Municipal, João Alegria, salientou a “adesão entusiasta das diversas instituições, num espírito de rede social”, na recolha das tampas de plástico, e como resposta a uma necessidade que é efectiva nas instituições particulares de solidariedade social. Por outro lado, agradeceu a participação da empresa ERSUC nesta acção de solidariedade social.

Começando por evidenciar a responsabilidade social que as empresas devem assumir perante os seus trabalhadores e a sociedade, o administrador delegado da ERSUC, Alberto Santos, espera que o material entregue “possa tornar a vida mais feliz e menos difícil aos seus utilizadores”. Empresa e município pretendem dar continuidade à campanha e Alberto Santos deixou o desafio aos estarrejenses para que “dêem tampinhas ao projecto e depositem o resto do objecto nos ecopontos”, aproveitando para anunciar o reforço da rede de ecopontos nos municípios onde actua.

A iniciativa Tampinhas tem como objectivo a promoção da educação para a cidadania ao nível da solidariedade social e da protecção ambiental. Depois de recolhidas, as tampinhas de plástico são convertidas em ajudas técnicas destinadas a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho.