Diplomas de Competências Básicas em TIC

80 Diplomas atribuídos em 2008

terça, 17 de fevereiro 2009

Durante o ano de 2008, o Espaço Internet (EI) de Estarreja emitiu 80 Diplomas de Competências Básicas em TIC – Tecnologias da Informação, dos quais 35 no âmbito do projecto “Espaço Internet Sénior”, revela o relatório anual do EI. Foram realizadas 12 acções de formação, atingindo um volume total de 196 horas de componente lectiva.

 Dos 80 utentes que receberam o diploma, a esmagadora maioria é de naturalidade portuguesa (97%). Os restantes 3% são oriundos da Venezuela e França.

 Faixa etária
 

É na faixa etária entre os 51 e os 65 anos que encontramos o número mais elevado de certificações efectuadas (30 diplomas atribuídos). De seguida, com 24 diplomas atribuídos estão os que têm entre 36 e 50 anos. O facto de os formandos do “Espaço Internet Sénior” efectuarem a certificação para obtenção do DCB ajuda a explicar o valor elevado de diplomas emitidos nessa faixa etária.

Concelho
 

A esmagadora maioria (82%) reside no concelho de Estarreja. As excepções verificadas (18%) são de formandos que residem em Ovar, Oliveira de Azeméis, Murtosa e Albergaria-a-Velha.

 

Habilitações literárias
 

A maioria tem o 9º ano de escolaridade. São as pessoas com menores habilitações que procuram mais frequentemente o Espaço Internet para frequentarem as acções de formação e alargarem assim os seus conhecimentos. Também é importante referir que muitos dos formandos estavam a efectuar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no Centro Novas Oportunidades de Antuã, com o objectivo de conseguirem equivalência escolar ao 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade.

 

Situação profissional
 

Os que possuem uma situação profissional activa foram os que mais procuraram o Espaço Internet de Estarreja para frequentarem as acções de formação ou verem reconhecidas as suas competências básicas em Tecnologias da Informação, atingindo 48% do total de certificados emitidos. Logo a seguir estão os reformados, devido à elevada adesão ao “Espaço Internet Sénior”.

 

O Espaço Internet Municipal de Estarreja é uma entidade credenciada para a Certificação de Competências Básicas nas TIC. Desde 2005, passou a estar inserido no processo de certificações associado ao projecto “Aveiro Digital”, tendo desde então emitido 468 diplomas.

 

Diploma de Competências Básicas
 

Ainda são muitos os que não dispõem das competências essenciais para o uso correcto das novas tecnologias. É necessário realizar um esforço assinalável de apropriação de competências básicas por todos os cidadãos como condição imprescindível ao desenvolvimento de uma cidadania activa, à melhoria da qualidade de vida quotidiana e ao aumento da competitividade das empresas e da administração.

 

A expansão das capacidades de uso das tecnologias da informação pelos cidadãos resulta num estímulo à procura de produtos e serviços e à criação de aplicações e conteúdos e terá um efeito benéfico no tecido económico ao permitir que os trabalhadores se apropriem mais facilmente das tecnologias que vão sendo introduzidas nas empresas e na administração pública.

 

Como se obtém
 

O Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação é obtido através da realização de uma prova prática de 60 minutos, na qual se avalia o conhecimento básico em Tecnologias da Informação.

 

O exame prático para a obtenção do diploma visa avaliar as seguintes competências:

 

a) Escrever, imprimir e guardar um texto;

b) Pesquisar informação na Internet;

c) Receber e enviar correio electrónico;

Assim sendo, é exigida a execução das seguintes tarefas:

a) Criar uma pasta e dar-lhe um título;

b) Digitar, gravar e imprimir um texto dado;

c) Aceder à World Wide Web;

d) Entrar num motor de busca à escolha;

e) Pesquisar sobre um tema dado e imprimir uma das páginas respectivas;

f) Entrar na caixa de correio electrónico;

g) Ler uma mensagem recebida e imprimi-la;

h) Enviar uma mensagem.

 

Qualquer cidadão pode candidatar-se à obtenção do Diploma, desde que se considere apto. No caso de considerar não possuir as competências necessárias à realização directa do teste de certificação, pode frequentar anteriormente à realização do teste, acções de formação destinadas à aquisição dessas competências. Estes cursos são gratuitos e têm a duração de 12 horas.