APOIO A DESEMPREGADOS: Estarreja vai criar o Gabinete de Inserção Profissional

segunda, 04 de maio 2009

A DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja, em parceria com a Câmara Municipal, viu aprovada a sua candidatura para instalação de um Gabinete de Inserção Profissional – GIP. A instalação desta unidade de apoio aos desempregados vai reforçar a intervenção dos centros de emprego e tem o objectivo de fazer o acompanhamento personalizado dos desempregados, apoiando-os na procura activa de emprego ou encaminhando-os para programas de qualificação.

O GIP vai captar e divulgar ofertas de emprego e divulgar medidas e apoios à criação de emprego. Os destinatários são desempregados, jovens ou adultos, que necessitem de apoio na resolução do seu problema de inserção ou reinserção profissional.

Em estreita cooperação com o Centro de Emprego de Aveiro, do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, o GIP de Estarreja prestará apoio aos desempregados desenvolvendo as seguintes actividades:

. Informação profissional para jovens e adultos desempregados;
. Apoio à procura activa de emprego;
. Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional;
. Captação de ofertas de entidades empregadoras;
. Divulgação de ofertas de emprego e actividades de colocação;
. Encaminhamento para ofertas de qualificação;
. Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo;
. Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
. Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou actividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho.

Público-alvo

. Jovens e adultos sem qualificação profissional e/ou com baixa escolaridade não integrados no sistema de ensino
. Jovens e adultos com dificuldades acrescidas de inserção, e em risco de exclusão social, designadamente com deficiência e incapacidade, com comportamentos desviantes, minorias étnicas e imigrantes
. Jovens e adultos com necessidades de formação contínua, de aperfeiçoamento ou de reconversão
. Jovens e adultos qualificados à procura de 1º emprego
. Jovens e adultos qualificados à procura de novo emprego

Caberá ao Instituto do Emprego e Formação Profissional conceder apoios técnicos ao GIP. A Portaria n.º 127/2009, de 30 de Janeiro, cria e regula o funcionamento dos Gabinetes de Inserção Profissional.

No final do mês de Março, de acordo com os dados mensais do Centro de Emprego, Estarreja registava um total de 1286 desempregados. Em Janeiro havia 1166 desempregados e em Fevereiro 1214. A subida fica a dever-se essencialmente a problemas registados em empresas localizadas nos concelhos vizinhos. No município de Estarreja não se tem registado encerramento de empresas ou recurso a despedimento colectivo. Da área do Centro de Emprego de Aveiro, Estarreja é dos concelhos que regista números mais baixos.

"Os últimos dados do Eurostat revelaram que a taxa de desemprego em Portugal avançou para 8,3% em Fevereiro, abaixo da taxa média da zona euro, que o gabinete de estatísticas calculou em 8,5%. No entanto, o FMI traçou ontem um cenário completamente diferente. Até ao final deste ano, o desemprego em Portugal deve atingir os 9,6%. Para 2010 a estimativa é ainda mais negra. O organismo internacional calcula que o número de desempregados em Portugal dispare para 11% o que, a confirmar-se, será a taxa mais elevada desde pelo menos 1960."
Jornal Económico, 23 de Abril de 2009