REABRIU EXTENSÃO DE SAÚDE DE CANELAS

quinta, 06 de agosto 2009

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, acompanhado do Presidente da Junta de Freguesia, visitou a agora reaberta Extensão de Saúde de Canelas, concluídas as  obras de beneficiação do edifício.

A remodelação foi uma reivindicação da Câmara Municipal junto da Administração Regional de Saúde do Centro, visando melhorar as instalações já com 3 décadas e também, por esta via, garantir a manutenção do Posto Médico, face à reestruturação ocorrida em Portugal.

Após obras que ascenderam a 60.000 euros e alguns contratempos na empreitada da ARS, a Extensão já se encontra a funcionar e encontra-se totalmente intervencionada, propiciando que profissionais de saúde e utentes possam beneficiar de condições  superiores, de trabalho e de atendimento.

Por isso os autarcas ouviram a apreciação unânime dos profissionais e Canelenses presentes: “está excelente”,  “ficou muito bem” e, face ao anterior Posto Médico, “assim está muito melhor”.

CÂMARA QUER FARMÁCIA

Uma das bases para o repetido pedido da Câmara Municipal para a abertura de uma farmácia na freguesia, prende-se precisamente com a existência de Posto Médico.

Como directamente reivindicou à Ministra da Saúde, na recente reabertura da Casa Museu Egas Moniz, para José Eduardo de Matos não faz sentido que não se abram concursos para farmácias em Portugal.

Para José Eduardo de Matos, que pretende igualmente uma farmácia para Fermelã – cuja Extensão de Saúde também já foi beneficiada - estes estabelecimentos privados não custam dinheiro ao Estado, pelo contrário, donde é difícil perceber tanto atraso e dificuldade legal. E, salienta, as populações que não têm farmácia são muito pacientes – ainda mais quando existe Posto Médico, tendo depois das consultas que se deslocar a outra localidade para adquirir medicamentos, o que não faz sentido.

Por todas estas razões, o autarca vai manter bem acesa essa chama junto deste ou do próximo Governo, tanto mais que os utentes são maioritariamente idosos, com maiores dificuldades de mobilidade, justificando mais atenção, até por terem menor capacidade de reivindicação.