Câmara assinala requalificação do Ribeiro de Canelas

2ª fase avança com o Polis

terça, 15 de setembro 2009

Mais uma acção que concretiza a prioridade municipal de virar Estarreja para a Ria. A Câmara Municipal assinalou o arranjo paisagístico do Ribeiro de Canelas. O objectivo da autarquia é valorizar o património natural do concelho e transformar estas zonas num ponto de atracção das populações. Nesta intervenção o Município investiu 77.175 €.

“Não explorar esta zona ribeirinha seria um erro muito grande”, acentuou o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos. As melhorias, levadas a cabo um pouco por todo o concelho, criam condições para que as pessoas visitem e usem o espaço natural, em acções que passam por “perceber a importância cultural e histórica destas zonas e tirar proveitos para o lazer, turismo e conservação da natureza”, afirmou.

O espaço envolvente ao Ribeiro foi apetrechado com mobiliário urbano, nomeadamente papeleiras e bancos, além de moderna iluminação urbana.

PRIMEIRO CAMPO DE ANDEBOL DE PRAIA

A recuperação  veio iniciar a qualificação desta zona para uma utilização lúdica e turística. E os resultados já estão à vista. Prova disso mesmo é o campo de andebol de praia que já nasceu em plena zona ribeirinha, em articulação com a Junta de Freguesia e a Associação Arsenal de Canelas, que o impulsionou e dinamiza.

Logo no primeiro fim-de-semana já foi evidente o entusiasmo à volta desta novidade no concelho, pois é o primeiro equipamento deste tipo a ser criado em Estarreja, com o apoio financeiro da Câmara. Aprovado unanimemente pelos presentes, atletas e espectadores, esta inovadora valência constitui mais um ponto de atracção para Canelas e a zona lagunar.

PARQUE DE LAZER JUNTO AO RIBEIRO

Também a Junta de Freguesia, com o apoio financeiro da Câmara, está a beneficiar a zona, criando condições para que esse seja um novo parque de lazer e merendas, no antigo parque do mercado, e assim reforçar o convite para a vivência da zona lagunar em Canelas. É já visível a estrutura base do remodelado espaço, que irá receber um Parque Infantil, conforme procedimento já adjudicado pela Câmara Municipal.

POLIS PREVÊ 2ª FASE

Após as primeiras requalificações levadas a cabo pela Câmara Municipal – na Ribeira da Aldeia, Pardilhó; no Ribeiro de Salreu; na Ribeira do Mourão, Avanca; – estão definidas as primeiras intervenções no âmbito do programa Polis da Ria de Aveiro, conforme referiu José Eduardo de Matos, e que irão acontecer no Ribeiro de Canelas (2ª fase), Ribeiro de Salreu (2ª fase) e Esteiro de Estarreja.

A segunda fase do arranjo paisagístico do Ribeiro de Canelas é uma das acções em plano. Com uma dotação orçamental de 120 mil €, a intervenção prevê as seguintes acções:
. Ponte pedonal de ligação zona de lazer ao acesso contíguo ao "esteiro velho";
. Contenção e arranjo das margens do "esteiro velho" e ligação ao "esteiro novo";
. Pavimentação em cantaria do acesso contíguo ao "esteiro velho" e largo de ligação à rua da Estação;
. e requalificação do coberto vegetal, com criação de novas zonas de vegetação.

Questionado pelos jornalistas presentes sobre a possibilidade de instalação naquela zona de uma Bacia de Retenção da Simria, o autarca disse ser a resposta óbvia, pois, com as obras efectuadas, é “fisicamente impossível que tal aconteça”.