Pardilhó tem Pólo da Biblioteca Municipal

quinta, 08 de outubro 2009

“Um bom espaço, para passar um bocado a ler um bom livro”, comentou uma pardilhoense na abertura do Pólo de Leitura de Pardilhó da Biblioteca Municipal de Estarreja, localizado na histórica Casa da Quinta do Rezende, onde está instalada a Extensão de Saúde. O primeiro andar do belo edifício, onde viveu a infância o Nobel Egas Moniz, é agora destinado a Pólo da Biblioteca e a Espaço Internet da Freguesia.

A Câmara Municipal abriu em Pardilhó o segundo Pólo da Biblioteca Municipal de Estarreja. “Uma mais valia para a Vila, sendo mais uma estrutura que serve de apoio aos jovens e menos jovens”, afirmou José Eduardo de Matos, presidente do Município. Por outro lado, o Agrupamento de Escolas de Pardilhó dispõe de mais um recurso educativo.

O espaço pretende ser um repositório da literatura regional e dos autores locais. E nesse sentido, o autarca deixou um desafio à freguesia. Pretende-se que “as colectividades, nomeadamente o Club Pardilhoense e a Saavedra Guedes, transfiram para aqui o seu património, para que os livros se tornem acessíveis”.

O edifício, que até à bem poucos anos estava inutilizado e em estado degradado, está apetrechado com elevador. Mais uma razão para Maria dos Anjos, 74 anos, utilizar o espaço. “Está lindo, um espectáculo”, disse garantindo que vai ser utente do Pólo. Para Marília da Silva, 70 anos, “o espaço está maravilhoso, é uma boa iniciativa e serve para as pessoas de idade, para as crianças e para todos que o queiram utilizar”.

Nestes primeiros dias, o Pólo de Pardilhó funciona das 12h às 16h, de segunda a sexta-feira. Na próxima semana, é acrescido o horário pós-laboral 17h30 - 19h.