Câmara recebe Estagiários Profissionais e atribui Bolsas de Estudo a Jovens

Programa Municipal de Bolsas de Estágio 2009/2010

segunda, 19 de outubro 2009

A dinamização de programas  de e para a formação humana, cívica e académica dos jovens tem constituído uma das grandes preocupações da autarquia.

Contudo, estas importantes iniciativas aliadas ao esforço e dedicação que os jovens têm demonstrado, apesar de contribuírem para o aumento da sua formação global, não têm obtido por parte do mercado de trabalho a resposta desejada, ou seja, a criação de oportunidades em número suficiente para aplicar os seus conhecimentos e formação entretanto obtidos, mas também aprofundá-los, e desta forma garantirem com maior certeza a sua subsistência e o seu futuro.

Não sendo o Município de Estarreja particularmente afectado pelo fenómeno do desemprego, como infelizmente acontece, de forma muito séria e preocupante, em outros Municípios do País e mesmo da Região, revela-se necessário, neste momento em particular, desenvolver um esforço maior de toda a comunidade, com vista à criação de mais oportunidades para aqueles que, tendo concluído a sua formação escolar, desejam rapidamente ingressar no mercado de trabalho.

Com este objectivo em mente a autarquia acolheu este mês 5 estagiários em regime de contrato de formação em posto de trabalho, assim orientados:

BioRia /Estação Viva – Marta Daniela da Almeida Valente

Higiene e Segurança no Trabalho – Ana Isabel Tavares Melo

Animação Sociocultural – Diana Almeida Franco

Design e Tecnologias da Informação e Comunicação – Maria João Abreu Maia

Psicologia Clínica – Joana Catarina Pereira Mendonça Oliveira França.

Os estágios com uma duração de 12 meses e 35 horas semanais, contemplam a uma bolsa de formação, suportada na íntegra pela autarquia, e com o  valor de 650,00€ para o nível IV e 450,00€ para o nível III.

Para além da bolsa de formação, o estagiário terá direito a um seguro de acidentes pessoal.

Programa PEPAL III

A Câmara Municipal de Estarreja promove durante o corrente ano estágios no âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), destinados a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos possuidores de licenciatura (nível V) ou habilitados com curso de qualificação profissional (nível III) e que à data da candidatura se encontravam numa das seguintes condições: recém saídos dos sistemas de educação e formação à procura do 1º emprego ou desempregados à procura de novo emprego.

O número de estágios por habilitação e área funcional de oferta é de 1 por cada área e os admitidos são:

Nível V

• Serviço Social - Ana Maria Marques Nunes
• Comunicação, Produção de Espectáculos e Marketing - João Emanuel Martins da Naia Sardo

Nível III

• Informática - Fábio Diogo Miranda Pacheco
• Desenho - Emanuel André Ribeiro dos Santos
• Biblioteca e Documentação - Ana Amélia Campos Pinto

Com a duração de 12 meses, os candidatos foram seleccionados pelo Método de Entrevista Profissional de Selecção e auferirão de uma bolsa de estágio mensal, no montante de 2 Salários mínimos nacionais (correspondendo actualmente a € 900) para os estagiários com habilitação de nível superior (nível V) e 1,5 Salário mínimo nacional (correspondendo actualmente a € 675) para os estagiários de formação técnico-profissional (nível III) e subsídio diário de refeição (de montante equivalente ao fixado para os trabalhadores da Administração Pública).

Bolsas de Estudo do Ensino Superior: Candidaturas até dia 30

Até 30 de Outubro estão abertas as candidaturas para as Bolsas de Estudo do Ensino Superior e Politécnico. Esta iniciativa pretende apoiar os estudantes com dificuldades económicas.

Neste primeiro ano serão atribuídas 10 bolsas, com um valor mensal de 100 €, durante um período de 10 meses correspondente ao ano escolar. “Incumbe também às autarquias locais especiais responsabilidades na educação e ensino dos jovens”, como se refere o preâmbulo do Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo para alunos candidatos ao Ensino Superior e Politécnico.

A Câmara Municipal de Estarreja assume como constituindo sua obrigação, estimular e motivar os jovens para estudarem, ajudar à sua formação qualificada e financeiramente apoiar todos aqueles que, não obstante as suas capacidades, são economicamente desfavorecidos.

Podem candidatar-se à atribuição de bolsas de estudo os estudantes que preencham, cumulativamente, as seguintes condições: serem residentes no Concelho de Estarreja, há mais de dois anos; ter idade não superior a 25 anos; não serem detentores de licenciatura ou bacharelato ou curso equivalente; terem ingressado ou terem obtido aproveitamento escolar no ano anterior, caso tenham estado matriculados no ensino superior no ano lectivo anterior àquele para que requerem a bolsa; não beneficiarem de outra bolsa ou vantagem equivalente; não possuírem, por si só ou através do agregado familiar em que se integram, um rendimento mensal per capita superior ao salário mínimo nacional.

Como contrapartida da atribuição da Bolsa de Estudo, cada bolseiro deverá prestar, em regime de voluntariado, duas semanas de serviço à comunidade.

A candidatura far-se-á mediante o preenchimento de um impresso próprio, que será facultado aos interessados no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal de Estarreja, acompanhado de um conjunto de documentos (ver regulamento).

Regulamento no seguinte link: