Conhecer as plantas aromáticas é o próximo desafio

“O Rabiscas” – Programa Municipal de Educação Ambiental nas Escolas

terça, 16 de março 2010

Depois dos ateliês de reciclagem de papel com “O Rabiscas – Lápis de cor Laranja”, os alunos das escolas do 1º ciclo vão descobrir e sentir as diferentes plantas aromáticas e medicinais em mais uma acção do Programa Municipal de Educação Ambiental promovido pela Câmara Municipal de Estarreja e que teve ontem início na Escola das Laceiras.

A actividade “O Rabiscas, Lápis de cor Azul – Os Sabores de Antigamente” pretende promover a utilização do chá e as suas mais valias para a saúde humana. Os alunos vão ter a oportunidade de identificar as principais plantas aromáticas e medicinais utilizadas e principais aplicações medicinais. A utilização do chá é uma tradição popular, através da qual se procurava remédio para maleitas comuns.

Até dia 23 de Março, realizm-se um total de 11 sessões em cinco escolas do primeiro ciclo do ensino básico, que irão envolver 226 alunos.

Actividades incluídas:
- Identificar as principais espécies de plantas aromáticas;
- Utilizar o olfacto e o paladar na identificação das mesmas;
- Explicar como se preparam infusões;
- Degustação de diversos tipos de chás, elaborados com plantas aromáticas.

Calendário das acções:
16 Mar. 10h45 e 13h45 Stº Amaro
17 Mar. 10h45 e 13h45 Terra do Monte
18 Mar. 10h45 e 13h45 Senhora do Monte
19 Mar. 10h45 Senhora do Monte | 13h45 Paço
23 Mar. 10h45 Laceiras | 13h45 Paço

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL “O RABISCAS”

O Programa de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Estarreja junto das escolas denomina-se O Rabiscas, que vai alterando a sua cor de acordo com a área de actuação.

Objectivo: Sensibilizar a população escolar para as várias temáticas ligadas ao Ambiente.

Actividades: O programa prevê a realização de 8 campanhas de sensibilização nas escolas do 1º ciclo do concelho abrangendo as temáticas da compostagem, agricultura biológica, proteínas nos alimentos, aves nos espaços verdes, árvores que se adoptam, plantas aromáticas e medicinais, reciclagem do papel e reutilização de resíduos na elaboração de brinquedos.

Público-alvo: População escolar

A Educação Ambiental constitui o vector estratégico de acção no desenvolvimento sustentável do Município. Educar as futuras gerações, formando cidadãos ambientalmente responsáveis, continuará a ser uma das prioridades da autarquia.