Cine-Teatro: Pinóquio fecha o 100Cenas

sexta, 30 de abril 2010

O 100Cenas – Mostra de Artes Performativas encerra no domingo, 2 de Maio, pelas 16h, com o espectáculo de teatro para a infância e família, Pinóquio, pela mão da Companhia Paulo Ribeiro. Pinóquio é um espectáculo para crianças e adultos, divertido e excitante, cheio de aventuras, viagens, sustos e gargalhadas.

PINÓQUIO
COMPANHIA PAULO RIBEIRO
100CENAS - MOSTRA DE ARTES PERFORMATIVAS
Dom 02 Mai 16H00

TEATRO | 2,5€
ENTRADA LIVRE DE UM ACOMPANHANTE ADULTO POR CRIANÇA
EVENTO INFÂNCIA / FAMÍLIA [1.º DOM. MÊS]
75MIN. | M/6
APRESENTAÇÃO CO-FINANCIADA PELA UE/ FEDER, QREN, MAIS CENTRO, O NOVO NORTE

Direcção do projecto, encenação e dramaturgia: Sónia Barbosa
Interpretação: Graeme Pulleyn, Célia Fechas, Rafaela Santos, Helena da Silva
Cenografia e Figurinos: Helen Ainsworth
Desenho de luz: Cristóvão Cunha
Produção: Companhia Paulo Ribeiro
Estrutura financiada pelo MC/ DGArtes residente no Teatro Viriato com o apoio da Câmara Municipal De Viseu

Numa grande cumplicidade com o público, os actores contam esta famosa história de Carlo Collodi, transformando tudo à sua volta (o espaço, os objectos, os sons, e até eles mesmos…) através do jogo alucinante do faz-de-conta infinito!

Pinóquio é criado por Gepetto e imediatamente foge ao seu pai/criador. A partir deste momento inicia uma série de aventuras, viagens e encontros cuja constante é o conflito entre a sua curiosidade/desejo e o sentido de dever que tentam impor-lhe.

Um espectáculo para crianças, que toca o tema fundamental que lhes é inerente, o crescimento, usando o código da imaginação e do divertimento, mas sem evitar os temas mais duros, como o medo e a perda, que também dele fazem parte.

E também um espectáculo para adultos que podem colher esse substrato que a eles diz respeito e reflectir sobre o conflito interno que vive Pinóquio: seguir o que lhe dita o coração e o desejo, ou seguir aquilo que lhe é imposto por terceiros?

A figura do Pinóquio é mundialmente conhecida; as suas aventuras, um pouco menos. A essa figura associamos principalmente o nariz que cresce com as mentiras, e a ideia que este menino/boneco faz muitas diabruras e é desobediente, e que só à custa de muitas e duras lições se vai tornar num "bom menino". Recordamos a boa Fada e o paciente Gepetto, sempre dispostos a perdoá-lo e a dar-lhe mais uma oportunidade. O Grilo Falante como voz da consciência e do bom senso. A Raposa e o Gato que o enganam e levam por maus caminhos. E esse misterioso episódio do enorme Tubarão que engole o Pinóquio permitindo que o tão desejado reencontro entre o boneco e o seu pai/criador aconteça exactamente dentro da barriga do monstro. E pouco mais recordamos. Mas as aventuras do Pinóquio são inúmeras, e também as personagens com que ele se encontra e com quem partilha parte do seu caminho.

O Pinóquio é um hino a tudo o que é novo, recém-nascido, à vida fresca e palpitante, à curiosidade, ao prazer, e acima de tudo à liberdade. Essas são qualidades fundamentais da juventude indispensáveis para se chegar à maturidade. A sua ânsia de aventura e de liberdade leva-o a fazer um verdadeiro percurso de aprendizagem, porque ele se recusa a fazer algo que não compreende, simplesmente porque lhe é dito por outros. Aprende com a experiência vivida e sofrendo todas as consequências dos seus erros, e por isso o seu percurso é de verdadeiro crescimento.

Podemos vê-lo como uma figura inspiradora que recorda aos adultos mais ou menos conscientes, o valor da curiosidade, do olhar atónito e espantado sobre tudo o que é vivo e belo, da alegria da descoberta, da liberdade de ser como o vento, da força de enfrentar o desconhecido, da vontade de ser e ter tudo o que é possível ter e ser. E aos mais pequenos quer dizer que crescer é bonito mas também assusta um pouco, mas que se forem corajosos e não traírem o próprio coração serão felizes e aprenderão tantas coisas novas. Estes são valores grandes e insubstituíveis, próprios dos corações jovens e inexperientes, que queremos proteger e acarinhar, como um tesouro precioso.

Mais informações em www.cineteatroestarreja.com