Câmara exalta António Girão e Manuel Marques da Silva

A Câmara deliberou atribuir Votos de Louvor a Manuel Marques da Silva, professor universitário e a António Girão, juiz conselheiro. A proposta do presidente da autarquia, José Eduardo de Matos, foi aprovada por unanimidade.<br />

terça, 29 de junho 2010

Juiz-Conselheiro Dr. António Girão

O Voto de Louvor do Município ao Conselheiro Dr. António Nunes Ferreira Girão, natural de Beduído, é atribuído por ocasião da cessação de funções enquanto Vice-Presidente do Conselho Superior de Magistratura e Juiz-Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.

Este reputado Jurista e ilustre Estarrejense, foi também: Presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (vogal do Conselho Directivo Geral, Secretário Regional e Presidente da Assembleia Geral); Representante do Conselho Superior da Magistratura no Conselho Pedagógico do Centro de Estudos Judiciários, Juiz-Desembargador no Tribunal da Relação de Lisboa; Corregedor e Juiz-Presidente do Círculo Judicial de Oliveira de Azeméis, onde exerceu também no então Tribunal da Comarca de Estarreja, de boa memória para a comunidade jurídica; Juiz de Direito, a maior parte do tempo em S. João da Madeira, e Delegado do Procurador da República.

Professor Doutor Manuel Augusto Marques da Silva

O Voto de Louvor ao Professor Doutor Manuel Augusto Marques da Silva ocorre a propósito da sua jubilação, em Março.

Natural de Salreu, o Professor Marques da Silva licenciou-se em Ciências Geológicas na Universidade de Lisboa. Em 1977, concluiu o Curso Internacional de Hidrologia Subterrânea da Universidade Politécnica de Barcelona. Nesta mesma Universidade obteve o Doutoramento, na especialidade de Hidrogeologia. Fez as provas de Agregação na Universidade de Aveiro, em 2001, e foi Professor Catedrático no Departamento de Geociências, na área da Hidrologia.

O Voto de Louvor refere que o Salreense constitui um referencial pela docência profissional, exigência, deixando a sua marca na formação de gerações de diplomados da Universidade de Aveiro, visível na característica camaradagem e amizade com que transmitiu os seus conhecimentos. Manteve, sempre, uma estreita ligação ao nosso Município, numa postura de cidadania activa e participativa.