Missão de 12 jovens é defender o meio ambiente

“Juntos pela Floresta, Todos contra o Fogo no Concelho de Estarreja"

segunda, 05 de julho 2010

12 jovens estão no terreno, a vigiar a área florestal do concelho, durante a primeira quinzena de Julho, ao abrigo da Bolsa de Voluntariado do IPJ – Instituto Português da Juventude. A Câmara Municipal de Estarreja promove o Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas intitulado “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no concelho de Estarreja – 2010". Na quinta-feira, dia 1, decorreu a sessão de abertura, presidida pelo Vereador da Protecção Civil, Diamantino Sabina.

A vigilância activa das áreas florestais do concelho de Estarreja é a missão destes voluntários. Os jovens passam a percorrer as zonas florestais do concelho para realizarem acções de vigilância, de sensibilização da população, de recolha de lixo e inventariação de lixeiras e de inventariação de rede viária florestal.

São incluídas as áreas florestais de Avanca, Pardilhó, envolvente à Zona Industrial, freguesias de Beduído e Veiros e a parte Sul do Concelho (freguesias de Canelas, Fermelã e Salreu).

O vereador Diamantino Sabina agradeceu aos voluntários por terem aceite o desafio da Câmara Municipal. Numa atitude cívica admirável, este jovens trocam as suas férias pela defesa da nossa floresta. “Este projecto só peca por não haver mais 24 voluntários. Fica o recado para o IPJ porque, este ano, tivemos uma redução de apoio em 50%”.

A Câmara está a tentar colmatar essa restrição criando através do programa de cidadania “Estarreja Compartilha” uma bolsa de Membros de Partilha que possam exercer as mesmas funções durante a segunda quinzena de Julho.

Os voluntários têm sido “agentes da divulgação desta causa que é a defesa da floresta”, sublinhou o porta-voz do IPJ, Luís Fardilha. “A grande vitória deste programa é o trabalho de sensibilização das populações e demonstrar que os jovens estão empenhados numa causa pública”.

“É uma experiência enriquecedora, gosto de participar”, afirma Pedro Rodrigues, 21 anos, de Fermelã, que participa pelo 3º ano neste projecto. Este é um “gesto de voluntariado para o concelho”, ao mesmo tempo que “conhecemos novas pessoas”. Sobre as suas funções para as próximas duas semanas, destaca a importância da “prevenção, sensibilização e informação” junto da comunidade.

Os participantes integram um projecto dinâmico no qual colaboram com as entidades responsáveis na implementação do Plano Operacional Municipal. Uma das funções dos voluntários é alertar os Bombeiros Voluntários de Estarreja (BVE) para a existência de focos de incêndio.

O comandante dos BVE, Ernesto Rebelo, considera que esta é “uma ajuda muito importante que podem dar à nossa corporação. Da nossa parte pretendemos que a vossa informação seja rápida e credível”. Ernesto Rebelo espera que encarem “esta actividade com entusiasmo e com sentido de missão”, porque “estão a fazer um trabalho muito útil para a comunidade”.

Os jovens devem ainda alertar a GNR caso verifiquem infracções contra o ambiente e a floresta, como por exemplo as queimas de sobrantes. Salientando que têm uma tarefa importante em mãos, David Baptista considera que estes jovens são “um exemplo para a juventude. Um contributo enorme é o exemplo que vão dar”.

Inscrições para a segunda quinzena de Julho

Os interessados em participar durante a segunda quinzena de Julho, poderão fazê-lo inscrevendo-se no projecto de cidadania Estarreja Compartilha.

Os jovens que tenham idade compreendida entre os 16 e os 25 anos poderão inscrever-se no Estarreja Compartilha – área de Protecção Civil/Prevenção Florestal. Devem dirigir-se ao GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja.

Existem um total de 28 vagas para o período de 16 a 30 de Julho. Os jovens terão direito a uma comparticipação de 6 euros por dia (6 horas) e a seguro de acidentes pessoais.

Mais informações sobre o Estarreja Compartilha