Condição Meteorológica Adversa - Aumento do Perigo de Incêndio Florestal – ALERTA AMARELO

sexta, 23 de julho 2010

De acordo com as previsões disponibilizadas e actualizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM), o estado do tempo no Território de Portugal Continental já a partir do dia de hoje Sexta-feira (23JUL) e pelo menos até á próxima Segunda-feira (26JUL), caracterizar-se-á, principalmente, pelo seguinte:


• Descida dos valores de Humidade Relativa do Ar abaixo dos 30%, na generalidade do território, sendo que nas Regiões do Interior estes poderão mesmo descer abaixo dos 20%;
• Vento soprando de leste/nordeste fraco, fazendo-se o seu efeito sentir mais nas Regiões do Interior, e de noroeste moderado, em especial nas Regiões do Litoral Oeste;
• Subida dos valores de temperatura em todo o território de Portugal Continental. Em alguns locais, nomeadamente nas Regiões do Interior Norte e Centro, bem como nas Regiões do Sul, poderão registar-se valores acima dos 35ºC. No entanto, os valores de temperatura previstos estarão dentro da gama de valores médios para esta altura do ano.

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas são expectáveis:


Tempo quente e seco com o consequente aumento das condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais.


MEDIDAS DE AUTO-PROTECÇÃO


A ANPC recorda que de acordo com as disposições legais em vigor, durante o período crítico, não é permitido(a):


• A realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos;
• A utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;
• Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
• O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
• Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
• A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições acima expressas e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do Instituto de Meteorologia, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.