Cine-Teatro: Programa do próximo trimestre

segunda, 27 de setembro 2010

Em 2005 o Cine-Teatro reabriu com um projecto ambicioso que visava sobretudo o desenvolvimento de públicos para a cultura. À medida que alguns dos objectivos foram sendo atingidos, o projecto foi crescendo, reformulando as suas próprias metas iniciais. Hoje, com um trabalho já consolidado, já não fará tanto sentido falar do projecto do Cine-Teatro, mas sim do seu percurso. Um percurso que se percorre no dia-a-dia, na certeza de que há sempre muito caminho pela frente, mas sem ignorar tudo o que já foi feito.

E é por todo o percurso já realizado, que o CTE afirmou a sua identidade cosmopolita, tornando-se uma casa de relevância regional e nacional e, ao mesmo tempo, querido pela sua comunidade mais próxima.

O programa do último trimestre de 2010 espelha, como tem sido apanágio, essa identidade cosmopolita.

O CTE recebe um dos nomes consagrados da música anglo-saxónica, Lloyd Cole (Sáb16Out), mas também um nome consagrado da música portuguesa, José Mário Branco (Sáb23Out), e ainda o “panque-rock” d’Os Pontos Negros (Dom31Out).

Organiza o EstarreJazz com nomes como Maria João (Sex12Nov) e Bernardo Sassetti Trio (Sáb13Nov), e é parceiro da d’Orfeu na realização de mais um OuTonalidades com seis concertos no Bar CTE.

Também da d’Orfeu acolhe a extensão do Gesto Orelhudo com Elliot – O Gladiador do Humor (Sáb9Out), e na área do teatro físico acolhe o projecto satélite da Circolando Paisagens em Trânsito (Sex5Nov).

No teatro contemporâneo destaca-se Se uma Janela Se Abrisse (Sex26Nov) pelo Mundo Perfeito, após a estreia no Teatro Nacional D. Maria II no âmbito do último Alkatara Festival, ou Bela Adormecida (Sáb11Dez), pela Companhia Maior, com encenação de Tiago Rodrigues, uma peça produzida pelo CCB e cuja estreia está rodeada da maior expectativa sobre esta nova companhia, feita de artistas maiores de 60 anos.

Na área da dança destaque para um espectáculo das Comemorações do Centenário da República, A República Dança (Sáb2Out22h e Dom3Out16h), para Matrioska (Dom7Nov16h), criação de Tiago Guedes destinada ao público infantil, ou para o espectáculo do Coro, Ballet e Orquestra do Exército Russo de São Petersburgo (Sáb18Dez).

Na área dos espectáculos musicais de referir ainda o Musical em Patins para toda a família Cinderela (Qua8Dez16h), ou Crassh Playinglike Stomp (Sáb4Dez).

Para as crianças decorrem ainda as Oficinas e Espectáculo O Mundo é Um Sítio Muito Cheio (Dom5Dez15h) ou a Oficina de Movimento e Dança para crianças do 2.º e 3.º ciclo Nas Linhas do Corpo (nas férias do Natal).

O público sénior tem vários eventos dedicados, tais como Os Eléctricos apresentam Os Bons Velhos Tempos (Dom10Out16h), o ciclo Bandas em Concerto (arranca no Dom21Nov16h), ou o teatro de revista É Só Rir!… (Qua1Dez16h).

Nestes 5 anos o CTE motivou aplausos, gargalhadas, choros e emoções do público. Desenvolveu uma relação de confiança e proximidade com públicos diversos.

Pretende-se honrar este percurso e proporcionar sempre bons motivos para que o público regresse continuamente ao CTE.

Website www.cineteatroestarreja.com