Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja: Adesão dos estarrejenses supera expectativas

terça, 02 de novembro 2010

Hidrobike, fitness, banho turco ou squash são algumas das novas valências do Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja, que abriu as portas, no dia 18 de Outubro, com uma Semana Aberta, onde participaram cerca de 4 centenas de pessoas.

No final de duas semanas de funcionamento, estão inscritos no Complexo, nas várias modalidades, 1215 alunos, o dobro dos utentes da anterior piscina municipal. O moderno equipamento representa uma evolução significativa nas condições para a prática de exercício físico e amplia a oferta da anterior piscina de Estarreja.

“Este novo Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja veio alterar o paradigma desportivo de Estarreja significando um enorme salto qualitativo, sendo uma referência para todos e, inclusive um exemplo para outros Municípios”, refere o vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo Desporto, Abílio Silveira.

A melhoria das condições físicas “nomeadamente o plano de água, assim como a oferta desportiva de novas modalidades” tem sido determinante para “a enorme adesão que tem existido”. Satisfeito com os níveis de adesão, Abílio Silveira não tem dúvidas que “o investimento municipal neste tipo de instalações, atractivas, confortáveis e funcionais é um enorme estimulo para aumentar a prática desportiva na população em geral e assim melhorar a sua qualidade de vida”.

Face a uma adesão tão positiva, o coordenador do equipamento, Jorge Crespo, tem "a forte convicção de que o complexo vai ser um grande impulsionador do aumento da prática desportiva dos estarrejenses". Com o número actual de inscrições, estima-se um movimento na ordem das 10 mil utilizações mensais.

Os primeiros seis dias de actividade, na denominada Semana Aberta, foram bastante proveitosos, servindo para mostrar aos munícipes o potencial do complexo e as suas regras de utilização, bem como limar algumas arestas relativamente ao funcionamento do mesmo e da articulação dos colaboradores, pois com a introdução de novos serviços e equipamentos houve necessidade de reajustar funções e horários.

Jorge Crespo adianta que “os comentários dos utentes têm sido bastante positivos, havendo também a registar alguns pormenores que têm que ser corrigidos”. O vereador do desporto reforça essa ideia. “Continuamos atentos a melhorias e correcções que possamos ter que introduzir, com o empenho e participação dos colaboradores do Município, Professores, Técnicos, visando sempre a busca do melhor para todos, nomeadamente para os utentes, a razão de ser destes investimentos”.

Equipamento eco-eficiente poupa 47% no consumo de energia

O investimento de 3,4 milhões de euros foi comparticipado pelos fundos europeus (QREN 2007/2013) em 1,8 milhões de euros. Entre as novas valências, destacam-se a bancada, o bar, o ginásio, o spa e os balneários para bebés.

Este é um equipamento onde são aplicados os princípios da eco-eficiência, com recurso a sistemas energéticos que representam uma poupança de 47% no consumo de energia (térmica e eléctrica); uma diminuição de 30% de emissões de CO2, ou seja 136 toneladas por ano; e menos 50% no consumo de água, menos 27.411 m3 por ano.

O novo complexo recebeu recentemente a visita do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira, acompanhado da vereadora Cidália Ferreira, que visitaram vários complexos para avaliarem modelos e consideram Estarreja o melhor exemplo a seguir.

» A oferta desportiva do Município, incluindo do Complexo Desportivo, com referência a modalidades, programas, horários e valores, está disponível no website da autarquia no seguinte link: http://www.cm-estarreja.pt/main/seccao.php?s=oferta_desportiva