PACOPAR Uma década com Actuação Responsável

segunda, 31 de janeiro 2011

O PACOPAR completou a primeira década de vida. No dia 30 de Janeiro de 2001, nas instalações da Dow Portugal, as empresas da indústria química de Estarreja e as entidades convidadas da comunidade local, sob a facilitação da APEQ (Associação Portuguesa das Empresas Químicas) reuniam-se pela primeira vez como PACOPAR, com o objectivo de conjugar esforços e saberes específicos para a aplicação dos princípios do Programa Actuação Responsável.

Oito anos após terem subscrito a adesão à carta de princípios do programa Actuação Responsável, as empresas químicas Air Liquide, AQP (Aliada Química de Portugal), Cires, Dow Portugal, Quimigal (atual CUF) e Uniteca convidam entidades da comunidade local, como a Câmara Municipal de Estarreja, os Bombeiros Voluntários, o Hospital Visconde de Salreu, o Centro de Saúde e a GNR para formar um painel comunitário que, representativo de vários sectores socioeconómicos, pudesse intervir mais eficazmente na melhoria das questões de ambiente, saúde e segurança, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Estarreja.

Do individual para o colectivo

O início da história do PACOPAR começa a escrever-se quando, em 1993, as empresas do Complexo Químico subscrevem os princípios do Programa Atuação Responsável, lançado nesse ano em Portugal pela APEQ.

Três anos depois, dando cumprimento a um dos princípios do programa, a comunicação com o público, as empresas químicas começam a publicar a revista Actuação Responsável – Relatório Ambiental de Estarreja.

Até que, em 1998, começam a pensar na possibilidade de constituir um painel comunitário multiempresas, para actuarem conjuntamente, e com a comunidade, no âmbito da Actuação Responsável, em vez de o continuar a fazer individualmente.

Assim, em 2000, decide-se o formato inicial e o percurso evolutivo para o designado Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável, de Estarreja, realizando-se a primeira reunião em 2001.

Do colectivo para o abrangente

De 12 entidades membro, com que foi iniciado, o Painel passou para as actuais 20. Tal evolução foi fruto, por um lado, da importância que o PACOPAR foi ganhando para a discussão e apoio à resolução de questões ambientais, de segurança, de saúde, de economia e sociais de Estarreja; e por outro, da consequência do seu sucesso.

Em busca de melhoria contínua na sua actuação, urgia que o Painel se tornasse cada vez mais representativo da comunidade estarrejense.

O trabalho e o reconhecimento com o Prémio CEFIC

O Painel está constituído por vários grupos de trabalhos especializados, que centram a sua actividade em áreas como o ambiente e enquadramento paisagístico, a segurança, saúde e prevenção de riscos, e a comunicação com a comunidade.

Além destas áreas, o PACOPAR tem inerente a toda a sua actuação uma componente social, traduzida no seu objectivo último, a melhoria da qualidade de vida de Estarreja, e reforçada com a sua política anual de subvenções a projectos, sem fim lucrativo, de intervenção social no concelho.

Pelo desenvolvimento de várias actividades nas suas áreas de actuação, o Painel ganhou o Prémio Europeu de Actuação Responsável 2005. O CEFIC ( Conselho Europeu da Indústria Química)  distinguiu  o PACOPAR entre 25 candidaturas de nove países europeus.

Por isto e por estes dez anos de actividade contínua, todos os membros do Painel estão de parabéns.

Mais sobre a história do PACOPAR no site www.pacopar.org