INAUGURAÇÃO DO COMPLEXO DE DESPORTO E LAZER

Este equipamento é “o sonho de qualquer estarrejense”

segunda, 31 de janeiro 2011

O Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, acompanhado pelo Vice-Presidente, Abílio Silveira, e pelo Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, João Agostinho, inaugurou o novo Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja, numa cerimónia que decorreu no sábado ao final do dia, inserida nas comemorações do 6º aniversário de elevação de Estarreja a Cidade.

Para os autarcas, as opiniões dos utentes são demonstrativas da importância do moderno equipamento. Para Elisabete Oliveira, de Estarreja, este é um “grande e bom investimento”. A utente frequenta as aulas de hidroginástica desde a abertura das piscinas em Outubro e afirma que este complexo é o “sonho de qualquer estarrejense”.

Após uma Mega Aula de Hidroginástica que encerrou a sessão, também Rosa Gomes, de Avanca, manifestava o seu contentamento por frequentar um espaço como este. “As instalações são muito boas”, dizia esta utente confirmando a satisfação geral. Virginia Rossini, de Avanca, acrescenta que “precisávamos de umas instalações assim, são óptimas!”.

“Queríamos um equipamento com mais condições, mais modalidades, mais lazer, mais qualidade” dando resposta ao que tem sido a evolução e a dinâmica municipal e contribuindo para a Saúde e Qualidade de Vida dos Munícipes, afirmou o presidente do Município durante o discurso de inauguração. “Estamos a assumir aquilo que foi um projecto de risco e um  desafio”, 25 anos depois da abertura da Piscina Municipal Maria de Lurdes Breu, que será requalificada como espaço multiusos.

Um risco pelos valores necessários para a construção de um equipamento destes, cujo investimento foi de 3,62 milhões de euros, com uma comparticipação dos fundos europeus de 2,68 milhões de euros, sem qualquer apoio do Governo. E um desafio na medida em que Câmara deve corresponder “com equipamentos que dêem respostas efectivas às pessoas e sejam frequentados no futuro”. O feedback positivo dos munícipes fala por si. O complexo conquistou até agora 1200 utentes, o dobro dos alunos inscritos na velha piscina.


MODELO NACIONAL DE ECO-EFICIÊNCIA

A visão deste pólo congregou vários factores, desde a sua sustentabilidade financeira e energética, como modelo de eco-eficiência, até à sua requalificação urbana que implica, transformando uma zona que agora ganha novas capacidades de evolução.

Modelo nacional em eco-eficiência, este “é o primeiro projecto em Portugal com estas características”, salientou José Eduardo de Matos, relembrando que com a aplicação destes métodos inovadores, está prevista uma poupança de 47% de energia e 50% de água, para além da redução em 38% de emissões de C02.

A sustentabilidade dos edifícios é uma questão central para Abílio Silveira. “Comparando com outras infra-estruturas deste género, este complexo tem custos consideravelmente abaixo devido aos cuidados em termos de ecoeficiência”, afirmou. Talvez por essa razão, Estarreja e o seu novo complexo tenham “sido visitados por um conjunto de municípios, que pretendem ver o que introduzimos de bom para aplicaram nos seus municípios”, informou o vice-presidente da Câmara de Estarreja. Investir e obter o retorno de investimento é um princípio determinante.


REQUALIFICAÇÃO URBANA

Por outro lado, este pólo veio dinamizar e melhorar uma nova zona da cidade. “Quisemos com este intervenção requalificar esta parte da cidade que até aqui tinha uma zona de pinhal algo degradada e assumimos a sua transformação, alargando o centro da cidade para aqui”, referiu José Eduardo de Matos, anunciado ainda obras na contígua Rua Dr. Tavares da Silva.

Este complexo terá a capacidade de melhorar esta zona, já apetrechada com a Escola Secundária, também em obras, o Estádio do CDE, além de estabelecimentos comerciais, por isso a expectativa é que haja uma evolução com qualidade urbana e com respostas para as pessoas, assim se elevando a cidade.

CAMPOS DE TÉNIS AINDA ESTE ANO

O complexo possui boas condições de acessibilidade e complementa outros espaços públicos de desporto, como o Estádio do CDE. Na envolvente destaca-se ainda a Escola Secundária, que está a sofrer obras de requalificação. “A nossa intenção ainda este ano é avançar com a construção de campos de ténis a sul possibilitando o crescimento das respostas que hoje já aqui temos”, e criando-se as condições necessárias para uma zona desportiva municipal.

Presente na sessão, o arquitecto autor do projecto, Rui Rosmaninho, explicou todo o processo que levou à criação do complexo. Desde uma “primeira análise às instalações antigas” em que foram avaliados vários factores. Nesse estudo exaustivo, chegou-se à conclusão que “seria inviável” a recuperação da velha piscina.

Numa segunda fase, a escolha da localização, foram avaliadas questões como as acessibilidades, proximidade a outros complexos e incidência solar, culminando com uma excelente opção que permitirá que o “complexo possa sofrer acrescentos e tenha uma envolvente de espaço verde”.

Conciliar um programa funcional com uma arquitectura personalizada, baseada numa “linguagem contemporânea, minimalista e com linhas simples”, foi o objectivo inicial de Rui Rosmaninho. A madeira é um material predominante, num edifício onde predominam as cores creme e brancos, aliados a uma transparência de luz que invade não apenas a nave principal, como outros espaços, como o bar, zona administrativa e recepção.

Procurou-se ter “um circuito devidamente pensado na questão funcional e de rentabilização de meios humanos”. A parte da ecoeficiência, aproveitando-se a luz natural, é ouro sobre azul num projecto onde se atingiu o equilíbrio entre a questão estética e a rentabilização energética.

Hidrobike, fitness, banho turco, squash ou ginástica pré e pós parto são algumas das novas modalidades do Complexo de Desporto e Lazer. Representa uma evolução significativa nas condições para a prática de exercício físico e amplia a oferta desportiva, constituindo um enorme estímulo para aumentar a prática desportiva na população em geral e assim melhorar a sua qualidade de vida.

Entre as novas valências, destacam-se a bancada com capacidade para 300 pessoas, o bar, o ginásio, o spa e os balneários para bebés.

 

 

» Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja

. Contactos
TLF 234 871 234 | 925 653 668 | Email complexodesportolazer@cm-estarreja.pt

. Horário
2ª feira 14h30/22h
3ª, 5ª e 6ª 10h/22h
4ª 9h/22h
Sábados 9h/18h

» Informação sobre a Oferta Desportiva
http://www.cm-estarreja.pt/main/seccao.php?s=oferta_desportiva