PACOPAR apoia 21 projectos de Estarreja

terça, 12 de abril 2011

As empresas membro do PACOPAR entregaram no dia 9 de Abril, 75 mil euros para apoiar 21 projectos das áreas social, educativa, desportiva, de segurança e protecção civil de várias entidades do concelho de Estarreja.

O PACOPAR bate este ano não só o recorde do montante total de apoio financeiro concedido (no ano passado foi de 73 000 €) como também do número de entidades apoiadas (13 em 2010). Em 2011, dos 31 projectos candidatos ao programa do apoio, 21 (mais de metade) recebem assim suporte financeiro atribuído pelas empresas do Painel. Cerca de 50% das subvenções destinam-se a projectos de apoio social, 26% são canalizados para a área comunitária e protecção civil, 20% para a área educativa e 4% para projectos no âmbito da actividade desportiva.

"Com este programa de donativos, as empresas do PACOPAR reforçam o seu contributo para o desenvolvimento sustentável em Estarreja", afirma Luís Ferreira, Secretário do Painel, realçando que os apoios concedidos "estão em consonância com os princípios de Actuação Responsável. Até à data as empresas do PACOPAR já apoiaram financeiramente 61 projectos. Este facto é mais uma prova do nosso compromisso para com o desenvolvimento da comunidade do concelho de Estarreja".

Em 2011, as entidades contempladas são: Associação de Solidariedade Estarrejense, Agrupamento de Escolas de Pardilhó, Associação Humanitária de Salreu, Associação Atlética de Avanca, Associação Quinta do Resende, Associação Cultural e Recreativa do Roxico, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Cerciesta, Clube Desportivo de Estarreja, Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca, Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire, Escola Básica 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, Rádio Voz da Ria, Santa Casa da Misericórdia, escolas básicas do 1º Ciclo de Veiros, Bandeira, Mato, Terra do Monte, Laceiras e de Santo Amaro.

Este programa anual de apoios financeiros é promovido pelas empresas do PACOPAR – Air Liquide, Aliada Química de Portugal, CIRES, CUF, Dow Portugal e TJA – com o objectivo de ajudar a concretizar projectos sem fins lucrativos, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

As propostas candidatas são seleccionadas e avaliadas de acordo com os seguintes critérios: promoção da relação biunívoca da realidade industrial do Complexo Químico de Estarreja com a comunidade local, condição de viabilidade e concretização do projecto a médio e longo prazo e evidência de preocupação ambiental.

O regulamento está disponível para consulta na página www.pacopar.org