Cicloria promove bicicleta na escola

quinta, 14 de abril 2011

A bicicleta tomou conta do recreio escolar. Mas desta vez, as crianças descobriram o outro lado desta máquina, nomeadamente “os princípios científicos associados à bicicleta e seu funcionamento”, explicava um dos monitores do Cicloria, Jorge Ferreira. A primeira Oficina na Escola decorreu no dia 8 de Abril, com a participação activa e interessada dos alunos da Escola Básica do 1º Ciclo do Mato, Avanca.

“Potenciar os modos suaves de mobilidade, andar de bicicleta e a pé” é o objectivo global deste projecto conjunto dos Municípios de Estarreja, Murtosa e Ovar e Universidade de Aveiro. Adolfo Vidal, chefe do Gabinete de Apoio ao Presidente e responsável pelo projecto no Município de Estarreja não tem dúvidas que “a comunidade escolar tem grande apetência para este tipo de iniciativas” por isso faz todo o sentido “acções de divulgação junto das escolas”.

Em Avanca, os alunos transformaram-se em cientistas da bicicleta por uma tarde e aprenderam a identificar as peças que a constituem; as forças que contribuem para a manutenção do equilíbrio enquanto pedalam ou a reacção do seu corpo ao exercício físico. A componente lúdica também esteve presente com os pequenos cientistas a participarem numa gincana de bicicleta.

Pretende-se que a bicicleta seja um meio de transporte preferencial, melhorando a mobilidade e tornando-a mais segura, menos poluente e mais económica. Actualmente, “o distrito de Aveiro tem uma taxa de utilização de bicicleta de 11%, bastante acima da média nacional”. Contudo, o Cicloria quer incrementar ainda mais este meio na vida diária das populações, um hábito perdido com a evolução dos tempos.

Por um lado, o Cicloria quer “virar os concelhos para a Ria de Aveiro”, utilizando a promoção da mobilidade ciclável com motivação de lazer e turismo. “Nada melhor do que a bicicleta para poder percorrer toda a margem da ria e usufruir desse espaço”, refere Adolfo Vidal. Por outro lado, este projecto procura criar uma vontade espontânea de utilização da bicicleta bem como a consciencialização da manutenção dessa prática. “Se puder juntar a deslocação casa trabalho estamos no melhor dos dois mundos”, acrescenta.


Iniciativas destinadas à população

Passeio no CicloRia

No dia 16 de Abril (Sábado) realizar-se-á um passeio de bicicleta, na rede de percursos do CicloRia, com início às 9h45 no apeadeiro de Salreu e fim no centro de Estarreja. Neste encontro o Cicloria pretende dar a conhecer o território pela visão do projecto e obter contributos das várias dinâmicas geradas pelos modos suaves de mobilidade tanto em trabalho como em lazer.

Festival CicloRia

Nos dias 10, 11 e 12 de Junho de 2011, os municípios de Ovar, Murtosa e Estarreja serão palco dinâmico de um Festival itinerante, movido a bicicletas. Pedalando, os participantes serão guiados por anfitriões num encontro com o território, as gentes e a cultura.

Desenhado na enseada da Ria, o itinerário estabelece o contacto com paisagens naturais que promete mascar-se a rigor para receber as bicicletas de Portugal.

Desengane-se quem pensar que este evento é para ciclistas profissionais. É, sim, o convite para uma pausa, serena pela velocidade dos ares da Ria e agitada pela diversão.


NEWSLETTER CICLORIA /// ABRIL 11 http://www.cicloria.org.pt/newsletter/02/news02.html

SITE // www.cicloria.org.pt