Projecto “Big Club” é uma verdadeira casa para 20 crianças e jovens

segunda, 20 de junho 2011

O “Big Club” faz 20 crianças e jovens mais felizes. É a sua segunda casa, como muitos fazem questão de dizer, lembrando da importância deste projecto para o seu percurso de vida. “É um sítio muito bom, podemos partilhar opiniões, falamos muito sobre a nossa relação com os outros e fazemos várias actividades. É muito bom estar aqui e espero que não acabe tão cedo”, afirma Marcela, 12 anos.

São casos como este que continuam a merecer a atenção da Câmara Municipal de Estarreja e da Santa Casa da Misericórdia, que renovaram o Contrato de Comodato, no âmbito do qual a Câmara Municipal cede à Misericórdia em Regime de Comodato, pelo prazo de mais três anos, até 2014, a Fracção DS do Bloco 236, da Urbanização da Teixugueira, onde funciona o Big Club, para que assim se cumpra o desejo de Marcela e dos seus 19 “irmãos”.

“Que ainda venham para aqui os nossos netos e bisnetos”, diziam os jovens em conversa com o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, que esteve no Big Club para assinar o contrato, com a Provedora da Santa Casa, Rosa de Fátima Figueiredo.

O grupo explicava ao presidente o lema que adoptou para si, qual Três Mosqueteiros. “Um por todos e todos por um”, dizia Rafaela, 13 anos, explicando os motivos dessa escolha: “somos uma família, estamos sempre unidos”. É no Big Club que esta jovem passa a maior parte do tempo, quando não está na escola. “Ensina-me tudo o que preciso de saber para ser feliz. Aprendo a costurar, a cozinhar, a conviver, aprendemos mais sobre os outros, aprendemos muito sobre nós próprios. É uma forma de vida”, dizia.

A EDUCAÇÃO COMO PREVENÇÃO

José Eduardo de Matos deu mais alguns bons conselhos aos jovens. “Mantenham esse espírito, esse sentido de equipa e sintam que temos que ser responsáveis por aquilo que fazemos. Para receber temos que dar”, sensibilizando os principais beneficiários do Big Club para as suas responsabilidades. “A nossa obrigação é conseguir dar condições para que de facto isto aconteça”, afirmou.

Criado em 2002, este é um projecto comunitário de âmbito concelhio, vocacionado para a ocupação de tempos livres dos jovens dos 10 aos 16 anos de idade, com incidência na população residente na Urbanização da Teixugueira. O Big Club tem a missão de combater os comportamentos de risco através da Educação.

O “combate ao insucesso escolar e à exclusão social, a promoção da auto-estima, o debate dos problemas que surgem na sua vida e o desenvolvimento de projectos de vida, de modo a torná-los pessoas mais seguras de si e mais capazes”, são objectivos enumerados por Rosa de Fátima Figueiredo.

O clube está equipado com recursos materiais em áreas distintas como a leitura, fotografia, culinária, pintura, jogos tradicionais e novas tecnologias da comunicação. “Os jovens gostam de estar aqui, sentem-se bem aqui, é também a sua casa. Para nós é deveras estimulante para continuarmos a percorrer este caminho e para conseguirmos que estes jovens sejam cidadãos responsáveis um dia num futuro próximo”, afirmou a provedora da Santa Casa.

Os testemunhos dos jovens…

“Desde que entrei (no Big Club) que me sinto uma pessoa com mais sorte.”
Marcela, 12 anos

“Aprendemos a ser alguém na vida, a valorizar a educação e os amigos.”
Fátima, 13 anos

“Ensina-me tudo o que preciso de saber para ser feliz.”
Rafaela, 13 anos

“É a minha segunda família, gosto de estar cá, faz-me feliz.”
Rui Filipe, 13 anos

“Aqui aprendemos a viver e a ser melhores, mais responsáveis e mais educados.”
Renato, 12 anos