CASTRO DE SALREU EM ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS ESTE VERÃO

segunda, 25 de julho 2011

Por iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja, o Castro de Salreu, um dos mais conhecidos sítios arqueológicos do concelho, vai ser objecto de pesquisas científicas a partir deste Verão. Para tal, a autarquia  desenvolveu um projecto de colaboração com o Centro de Arqueologia de Arouca, uma associação de investigação e defesa do património que desde há mais de 25 anos realiza trabalhos arqueológicos por todo o Entre Douro e Vouga.

As escavações iniciam-se hoje e terão lugar até 5 de Agosto e envolverão uma equipa de cerca de 15 pessoas, entre arqueólogos, estudantes e outros colaboradores. Pretende-se efectuar uma primeira avaliação do local no que respeita ao estado de conservação dos vestígios, estrutura do povoado e cronologia da sua ocupação.

O castro de Salreu é um povoado da Idade do Ferro, ocupado durante o 1º milénio a.C. e cujos vestígios se resumem por ora, para além dos elementos topográficos indiciadores de diferentes plataformas e de um fosso delimitador, a fragmentos de cerâmica superficiais. O seu estudo será feito no âmbito de um projecto de investigação dimensionado para a bacia do rio Antuã, envolvendo outros sítios arqueológicos.

Os trabalhos envolvem um investimento municipal de uma dezena de milhar de euros e contam com a colaboração da Junta de Freguesia de Salreu e Fundação Solheiro Madureira. Os resultados serão apresentados nas II Jornadas do Património de Estarreja a realizar a 23 de Setembro.

 

Fotografias - António Manuel Silva