Incêndios: Bombeiros mantêm vigilância contínua

sexta, 14 de outubro 2011

Os Bombeiros continuam em permanência na zona do Canedo, Veiros, e do Caminho dos Moleiros, em Pardilhó. O comando operacional montado para coordenar as operações no local envolve 14 homens das corporações de Estarreja e Murtosa. A noite foi calma sem se terem registado activações, já pela manhã dois reacendimentos foram resolvidos rapidamente.

Ontem registaram-se 5 reacendimentos nesta zona. As ocorrências envolveram 18 bombeiros (14 de Estarreja + 4 da Murtosa), apoiados por 5 Viaturas (4 de Estarreja + 1 da Murtosa) e uma retroescavadora disponibilizada pela Câmara Municipal. As várias frentes e os sucessivos reacendimentos justificaram a presença de equipas da Polícia Judiciária e da GNR.

O Vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, comunica que “os reacendimentos e ocorrências ainda não cessaram, pese o empenho dos Bombeiros. Há que reconhecer o estoicismo destes homens que desde há uma semana não arredam pé do local. Estão em constante alerta, fazendo contínuas rondas de vigilância ao perímetro. O tempo não ajuda e o terreno está fustigado de manta morta, o que torna o rescaldo muito difícil. Estamos esperançosos que termine o tormento, rápida e definitivamente. Quero, em nome do Município, reiterar o agradecimento ao nosso corpo de Bombeiros, bem como a todos aqueles que ajudaram no combate. As outras corporações, GNR, funcionários camarários e particulares que se tem envolvido directa e indirectamente.”

A Câmara Municipal colabora também no fornecimento de refeições para os bombeiros voluntários.

Aumento do Perigo de Incêndio Florestal e Calor Intenso ALERTA AMARELO ATÉ DIA 17

Entretanto, o CDOS DE AVEIRO num comunicado enviado ontem à tarde dava conta do aumento do perigo de incêndio florestal e calor intenso para os próximos dias, prolongando o Alerta Amarelo até dia 17, segunda-feira.

De acordo com a informação disponibilizada pelo IM salienta-se, para os próximos dias, a ausência de precipitação significativa em conjugação com a presença de um fluxo de Leste moderado, induzindo a ocorrência de temperaturas acima da média em relação ao expectável para esta época, humidade relativa do ar reduzida e vento fraco de Leste.

É expectável que nos próximos dias o perigo de incêndio florestal, e o n.º de ocorrências relacionadas, tenha tendência para aumentar.

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável: Tempo quente e seco com o consequente aumento das condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais; Calor intenso com o consequente aumento dos efeitos adversos daí decorrentes na saúde pública considerando que se trata de um primeiro acréscimo significativo de temperatura.

MEDIDAS DE AUTO-PROTECÇÃO

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para o locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido (a) :

. Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos;

. Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;

. Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

. O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

. Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

. A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições acima expressas e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do Instituto de Meteorologia, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.