"Conto do Vento" premiado no Brasil

quinta, 03 de novembro 2011

O filme “Conto do Vento”, de Cláudio Jordão e Nelson Martins, produzido pela Filmógrafo, Cine-Clube de Avanca e Kotostudios, foi distinguido com o Prémio do melhor filme da Mostra Ibero-americana do Festival Visões Periféricas do Brasil.

Decorrendo no Rio de Janeiro, a quinta edição deste festival aconteceu sob o signo do audiovisual, da educação e das tecnologias.

O Prémio, atribuído por votação popular a “Conto do Vento”, pretende distinguir filmes de realizadores do espaço Ibero-Americano e apresentar “retratos peculiares de lugares distantes e ao mesmo tempo compostos de aspectos sociais comuns a todos os países”.

A particularidade deste festival é a busca de conceitos de periferia, independentemente da estética, técnica ou realização adoptada.

“Conto do Vento” tinha ainda recebido, também em Outubro, o Prémio Animação na 8ª edição do “NIFF - Naoussa International Film Festival”, na Grécia.

"Conto do Vento", realizado com o recurso da animação 3D, retrata uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa.

Estreado no Festival AVANCA'10, organização conjunta do Cine Clube de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja, onde foi distinguido, tem sido seleccionado por vários festivais de cinema, tendo integrado a competição oficial do Festival de Annecy e do Festival de Sitges (respectivamente, os mais importantes festivais de cinema de animação e de cinema fantástico no mundo).

Esta obra foi Prémio Revelação no "Caminhos do Cinema Português", Prémio Animação no "Festival Porto 7", Prémio Nacional Multimédia da “APMP” e Prémio Melhor Curta de Terror Portuguesa no “MoteLX 2011”.

Com exibição cinematográfica prevista para França, este filme está entretanto seleccionado para a competição oficial de vários festivais na Europa e Ásia.

Recriando personagens e ambientes da tradição portuguesa ancestral, este filme foi produzido com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e da RTP.