Nova unidade de tratamento de resíduos quase pronta

sexta, 20 de janeiro 2012

Está quase pronto o Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) – Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, em construção na freguesia de Eirol, Aveiro, integrado no Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de RSU do Litoral Centro. O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, com o vice-presidente Abílio Silveira, integrou o grupo de autarcas e acionistas que ontem visitaram a unidade a convite da administração da ERSUC.

O equipamento entrará em funcionamento no segundo trimestre deste ano e o investimento ronda os 55 milhões de euros. Estarreja é um dos 36 municípios inseridos no sistema multimunicipal, sendo acionista da empresa ERSUC, ao lado das restantes autarquias e da AdP – Águas de Portugal.

O centro será dotado de uma unidade de tratamento mecânico e biológico (TMB) para tratamento dos RSU indiferenciados, uma unidade de triagem de materiais recicláveis provenientes da recolha seletiva, uma unidade de produção de energia elétrica e um aterro sanitário de apoio.

A ERSUC encontra-se ainda a construir um segundo centro de tratamento de RSU, em Vil de Matos, Coimbra.

Dados da solução de tratamento dos RSU em execução em Aveiro e Coimbra

Investimento Global: 110.000.000 €
Capacidade de Processamento do TMB: 2 × 180.000 = 360.000 ton/ano
Recicláveis recuperados do TMB: 18.000 ton/ano
Produção de CDR do TMB: 105.000 ton/ano
Matéria orgânica valorizada no TMB: 173.000 ton/ano
Refugo para aterro: 64.000 ton/ano
Produção de energia do TMB: 33.443 MWh/ano
Capacidade de tratamento das unidades de triagem: 4 ton/h
População abrangida: cerca de 1.000.000 habitantes
Municípios servidos: 36

Criado pelo Decreto-Lei nº 166/96, de 5 de Setembro, o Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro compreende 36 Municípios (12,9% do continente), abrangendo uma área que se aproxima dos 7000 Km2 (7,9%) e servindo uma população de cerca de 1 milhão de habitantes (10% da população nacional). A exploração e gestão do Sistema foi, pelo mesmo diploma legal, atribuída à ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro S.A.