Cuidado com as cinzas nos contentores de lixo

quarta, 07 de março 2012

Sabia que a colocação de cinzas incandescentes nos contentores de lixo pode provocar focos de incêndio? E que o prejuízo pode rondar os 3 mil euros? O Setor de Ambiente e Subunidade de Higiene e Limpeza Pública do Município de Estarreja alerta a população para o perigo de incêndio com a colocação de cinzas não apagadas nos equipamentos destinados aos resíduos sólidos urbanos. Os perigos do reacendimento de uma brasa estão sempre iminentes.

Desde Dezembro de 2011 já arderam dois contentores de 800 litros em PVC e 3 sacos descartáveis e de lona dos equipamentos MOLOK, devido à deposição das cinzas nos equipamentos de lixo. Um dos incidentes aconteceu no final de fevereiro, na Rua das Comunidades Portuguesas, no centro da cidade de Estarreja, danificando um contentor de resíduos sólidos urbanos em profundidade, o denominado sistema MOLOK.

Estes atos causam elevados danos para o Município. Caso não seja detetado a tempo, o incêndio pode destruir todo o contentor MOLOK, provocando prejuízos no valor de 3 mil € (valor do equipamento + instalação).

A Câmara Municipal apela aos munícipes para que não depositem nos contentores as cinzas resultantes da limpeza das lareiras/salamandras. A manutenção dos equipamentos também depende de uma cidadania responsável, pelo que a Câmara Municipal apela ao bom senso e sentido de cidadania dos munícipes.

Tratando-se de mobiliário urbano, nalguns casos localizado junto a residências ou em locais com estacionamento de viaturas, a deposição de cinzas de lareiras não apagadas dá origem a incêndios que poderão ter consequências muito graves, com responsabilidade criminal para os seus autores, uma vez que esta deposição é proibida pelas posturas municipais.

RSU custam mais de 600 mil € por ano ao município

Em 2011, a Câmara despendeu um total de 607.517,14€ em recolha de RSU, lavagem de contentores e tratamento/deposição em aterro.

Por outro lado, a receita apurada com a tarifa de RSU cobrada aos munícipes em 2011 foi de 231.322,22. Isto é, o município suportou um saldo negativo de 376 mil €.