Câmara reduz na fatura de eletricidade

quinta, 28 de junho 2012

A Câmara Municipal de Estarreja tem em curso um plano de poupança do consumo de energia elétrica na iluminação pública  viária e decorativa. O objetivo final é assegurar a redução progressiva da fatura ao final do mês, sem risco de perda de qualquer das qualidades funcionais e de segurança dos sistemas de iluminação pública para os utentes da via.

Após análise in loco pelos serviços da autarquia, que vão avaliando caso a caso, estão a ser implementadas medidas de diminuição de potência instalada, substituição por tecnologia mais eficiente e económica e, também, por desligamento de pontos de luz em zonas onde existam condições para se diminuir a iluminação ou possa estar sobredimensionada.

Paralelamente foi já reajustado o horário de funcionamento da iluminação pública em 50 pontos do concelho, com a instalação de relógios astronómicos nos postos de transformação. Esta medida proporciona uma maior eficiência nas instalações no que diz respeito a perdas em horários onde não há necessidade de iluminação.

Na iluminação decorativa de edifícios municipais também se está a proceder à redução dos níveis de luminância, por via da troca de balastros e substituição de lâmpadas para económicas, bem como diminuição de potências, mantendo a valorização do património e a agradabilidade do espaço público.

Poupança de 40 mil €

Com as medidas implementadas desde Novembro, a poupança já ultrapassa os 40 mil euros por ano.

Até agora, a autarquia interveio no centro da cidade de Estarreja, no Eco-Parque Empresarial, nalguns pontos das freguesias de Avanca, Beduído, Fermelã, Salreu e Pardilhó, desligando seletivamente e parcialmente circuitos elétricos em áreas urbanas e em zonas não habitacionais.

Em 2011, a autarquia teve uma despesa de 800 mil euros em consumos de energia elétrica, o que inclui a iluminação pública e de equipamentos municipais, mas definiu planos de ação, em articulação com a EDPsu, para diminuir esse valor, em função das medidas de poupança que estão a ser gradualmente implementadas.