Estarreja poupa 880 mil litros de água potável por mês

sexta, 03 de agosto 2012

Não se admire se vir um trator com cisterna a regar os jardins da cidade. Trata-se de uma das medidas implementadas pela Câmara Municipal de Estarreja tendo em vista a utilização racional da água, reduzindo as quantidades de água da rede pública utilizadas nos sistemas de rega e consequentemente diminuindo a fatura mensal.

O recurso ao equipamento alternativo referido permite a utilização de água não potável salvaguardando-se a água da rede pública e utilizando de forma sustentada este recurso escasso e precioso. A Câmara Municipal poupa desta forma cerca de 40 mil litros de água potável por dia, o que quer dizer que liberta um volume de água de abastecimento potável alocado às necessidades humanas na ordem dos 880 mil litros por mês.

Tendo em vista a utilização racional de água potável nos sistemas de rega, foram também introduzidas desde janeiro deste ano as seguintes medidas: leituras semanais de todos os contadores; eliminação de contadores; substituição do tipo de contadores, com diminuições da tarifa fixa mensal que podem chegar aos 75%; controlo diário nos tempos de rega; controlo na faturação; sensibilização dos presidentes de Junta de Freguesia para os tempos e períodos de rega; realização de proposta que contempla vários espaços verdes para introdução de arborização de modo a tornar os sistemas de rega mais eficientes, diminuindo as necessidades de rega.

A permanente relação com os presidentes de Junta de Freguesia tem permitido encontrar soluções alternativas diminuindo os consumos de água. Serve de exemplo o caso de Beduído, em que o presidente José António Marques sugeriu a ligação do sistema de rega do jardim da Capela de Santo Amaro a um poço existente nas proximidades, eliminando assim um contador.

Em Veiros, a rega do centro cívico também está a ser abastecida com água de uma captação de água. Também em Pardilhó, no centro cívico, já se encontrou uma solução de forma a eliminar dois contadores de água, sempre com o objetivo de evitar a utilização de água potável.