Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia receptivo ao Centro de Ciência Viva Egas Moniz

terça, 11 de fevereiro 2003

Aproveitando a visita do Sr. Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Prof. Manuel Fernandes Thomaz e do Prof. Ramôa Ribeiro, Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, à Casa Museu Egas, a Câmara Municipal apresentou o anteprojecto do “Centro de Ciência Viva Egas Moniz”. Decorrido meio século, o desejo testamentário de Egas Moniz continua vivo. A criação de um espaço de formação e educação da comunidade escolar, inserido num “território” que Egas Moniz sempre considerou “o seu mundo por excelência”, é o dar continuidade aos seus desejos, que durante a sua próspera carreira de investigador científico sempre pautou a sua actuação, pelo colmatar do saber instituído e valorizou novos conceitos de aprendizagem. Partindo por exemplo da Angiografia, ou de outros estudos pioneiros realizados por Egas Moniz, será possível criar um Espaço de Ciência e Tecnologia, onde se privilegiarão percursos de evolução das suas descobertas / estudos e assim, de uma forma interactiva, ampliar os seus conhecimentos no domínio das ciências médicas e da sua interligação com outros ramos da ciência, como a Biologia. Mostrando-se receptivo a esta ideia, o Sr. Secretário de Estado prometeu estudar o anteprojecto e a breve prazo reunir com os responsáveis da autarquia para colocarem em marcha acções que dêem corpo à importância do único Prémio Nobel Cientifico Português e dinamizar a Casa Museu. O novo fôlego que o actual Executivo pretende dar à Casa Museu visa envolver a Sociedade Civil, a Comunidade Escolar, a Comunidade Cientifica e demais Investigadores. Como sede desta ambição a Quinta do Marinheiro, como a actual Casa Museu Egas Moniz, num total de 3 hectares, onde, em local concebido para o efeito, poderia nascer o Centro de Ciência Viva e criadas condições para a realização de conferências e exposições temáticas, com fruição complementar do lago e jardins.