José Eduardo de Matos pede uma nova agenda para a Educação

Abertura do Ano Letivo em Estarreja

segunda, 17 de setembro 2012

Um total de 3634 alunos do pré-escolar ao ensino secundário, 364 professores e 142 auxiliares. A comunidade escolar está pronta para mais um ano letivo e a Câmara Municipal de Estarreja assinalou o arranque na EB 2, 3 Padre Donaciano de Abreu Freire, onde está em curso a construção de um Bloco para o Pré-Escolar e a remodelação da envolvente. A sessão foi presidida pelo presidente do Município de Estarreja, José Eduardo de Matos.

A ampliação da Padre Donaciano, em Beduído, assim como a construção da Escola Sul, em Salreu, obras da responsabilidade da Câmara Municipal e financiadas pelos fundos europeus, constam da Carta Educativa do Município aprovada pelo governo. O autarca lamenta que, face ao desígnio de fusão de agrupamentos, a carta seja alterada “sem que seja renegociada ou reformulada nos seus propósitos e que, basicamente, continuamos a cumprir no que diz respeito à política de construção de escolas e de ampliação para mais um agrupamento”.

José Eduardo de Matos critica a herança pesada de reformas sucessivas que tem assistido ao longo dos últimos 10 anos como autarca. “Precisamos de saber se o governo assume uma nova agenda para a educação e se assume uma descentralização”, aponta o autarca, partilhando com a comunidade preocupações já transmitidas ao Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, no âmbito da discussão da reforma da administração local.

Defende a descentralização e um modelo regional, por exemplo, para as AEC ou para os transportes escolares, vendo um sinal positivo na recente lei de autonomia das escolas e desafiando a administração central a “ter confiança”, pois “sabemos partilhar novas responsabilidades e assumir causas como a de melhorar a educação”.

Programa Municipal aposta no Empreendedorismo

Coube ao vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, a apresentação do Programa Municipal da Educação, que congrega atividades, projetos e recursos disponibilizados pela autarquia. As AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular, a Componente de Apoio à Família do Pré-escolar ou o Gabinete de Psicologia foram as ações municipais destacadas pelo responsável. Entre iniciativas como o Clube de Proteção Civil, o Programa de Respostas Integradas ou a Feira da Juventude, da Formação e da Proteção Civil, destacou-se o concurso de Empreendedorismo, uma das vertentes da Educação para a Cidadania.

“Todas estas atividades, trabalhadas em parceria com todos os agentes educativos, são contributos significativos para uma melhor educação integral de todos os alunos, que se quer de excelência no Concelho”, afirmou o vereador, João Alegria.

Destaque às ideias inovadoras

Durante a sessão foram entregues os Prémios Empreendedorismo na Escola - Concurso de Ideias Jovem Empreendedor Estarreja 2011/12, patrocinados pela DOW Portugal. Concorreram 13 ideias inovadoras com base na Inovação, Tecnologia e Responsabilidade Ambiental.

Na Categoria Ideia Jovem (7º ao 9º anos) ganhou a ideia M&S – Reaproveitamento de roupa usada, da autoria de José Garrido e Francisca Martins. Através de um processo inovador de design, é reinventada a roupa usada. Um mini ship fornece as informações de lavagem e cuidados a ter, assim como uma seleção de músicas. Na Categoria Jovem Empreendedor (10º ao 12º anos) ficou em 1º lugar o projeto AJL Lda – Projeção e Comercialização de Produtos Eletrónicos, idealizado por Jéssica Neno e Letícia Amaral. O digishop é um aparelho eletrónico que ajuda os consumidores a poupar dinheiro. É instalado nos carrinhos de supermercado e avisa o consumidor quando se aproxima do seu orçamento.

O representante da DOW Portugal, José Piva, defende uma “cultura empreendedora na escola. Na minha opinião, as aulas de empreendedorismo devem fazer parte do currículo normal pois muitos são os alunos que já estão de olho num negócio futuro. Os jovens sabem diferenciar a escola da vida real, porém é na escola que aprendemos e nos preparamos para o sucesso e mesmo para um eventual fracasso, pois os riscos existem sempre. Portugal e a Europa somente conseguirão superar a atual crise com uma atitude empreendedora e em especial por parte dos jovens”.

Foi ainda apresentado publicamente o “Concurso de Ideias de Negócios – Estarreja 2012” promovido pela DESTAC em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja e a SEMA e com o patrocínio da DOW Portugal, destinado à população em geral, a partir dos 18 anos, e cujas candidaturas podem ser entregues até 30 de Novembro. Na sessão, foram ainda homenageadas as professoras aposentadas no ano letivo anterior.

Abertura com normalidade

Em termos gerais, os agrupamentos de escolas têm tudo pronto para o arranque. No Agrupamento de Escolas de Estarreja, “estamos todos animados e desejosos de começar”, afirma João Tavares, focando o trabalho de preparação para que o arranque decorra com “toda a normalidade”, garantindo que “estamos organizados” face ao constrangimento das obras do novo bloco que constitui uma “valência muito importante para o nosso equipamento”, afirma. A Escola Secundária inicia as suas atividades já com toda a intervenção concluída, com excelentes condições físicas que potenciarão melhores aprendizagens com melhores resultados.