CINEMA: CTE afirma-se como espaço de exibição de produções nacionais independentes

quarta, 26 de setembro 2012

Até ao final do ano o Cine-Teatro de Estarreja promove sessões de filmes nacionais, produções independentes com grande visibilidade internacional e aclamadas pela crítica especializada, como é o caso de O que há de novo no amor, Tabu e É na Terra não é na Lua.

Sejam jovens realizadores ou nomes com vasto curriculum cinematográfico, esta excelente seleção do que se faz em Portugal leva o Cine-Teatro de Estarreja a afirmar-se como espaço alternativo às grandes salas de cinema do país.

O que há de novo no amor, em exibição nos dias 28 e 30 de setembro é o resultado do trabalho de seis jovens realizadores portugueses. Com Ângelo Rodrigues no elenco e a produção do lado da Rosa Filmes, este filme foi classificado como Melhor Longa-metragem Portuguesa de Ficção no IndieLisboa 2011, esteve no Festival de Cinema de Raindance em Londres, competiu na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, fez a abertura do Toronto International Portuguese Film Festival e esteve em competição no 15º Festival de Cinema Luso-Brasileiro.

Tabu, de Miguel Gomes, estreado nos cinemas em abril deste ano, será projetado no Cine-Teatro de Estarreja nos dias 16 e 18 de novembro, às 21h30. Uma coprodução entre Portugal, França, Alemanha e Brasil que valeu ao realizador o prémio da crítica e o prémio de inovação Alfred Bauer no Festival de Cinema de Berlim. Seguiu-se o prémio Lady Harimaguada de Prata no Festival de Las Palmas, em Espanha e a disputa pelo Prémio LUX atribuído pelo Parlamento Europeu. Tabu está já entre os melhores filmes europeus deste ano.

Por fim, no dia 2 de dezembro chega o documentário É na Terra não é na Lua, de Gonçalo Tocha. Rodado na ilha açoriana do Corvo, este filme venceu o Documenta Madrid, foi eleito o Melhor Documentário do 55º Festival Internacional de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos, e conquistou a secção “Cinema do Futuro”, no Festival Internacional de Cinema Independente, em Buenos Aires. Além disso, É na Terra não é na Lua recebeu no ano passado uma menção especial do júri do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça e venceu o DocLisboa 2011.

Ainda no cinema, destaca-se a presença da Festa do Cinema Francês no Cine-Teatro de Estarreja, com exibição do Ciclo Vivre Ensemble a partir do próximo dia 5 de outubro, sexta-feira, às 21h30.