Serviço Municipal de Proteção Civil destaca atuação preventiva

sexta, 21 de dezembro 2012

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) faz um balanço positivo à atuação do último fim de semana, de 14 e 15 de dezembro, marcado pela precipitação e vento fortes, o que provocou algumas inundações e quedas de árvores no concelho de Estarreja, sem contudo se terem registado grandes prejuízos. O relatório de intervenção do SMPC destaca a “excelente articulação” entre o Serviço Municipal e os Bombeiros Voluntários de Estarreja, tendo-se conseguindo atender às várias situações e prevenir outras.

Numa atuação preventiva, a Proteção Civil liderada pelo vereador Diamantino Sabina efetuou rondas pelos locais críticos com historial de inundações, como o Bairro do Gonde, em Avanca, a Ribeira da Ladeira ou a Rua Vale do Antuã, em Salreu, executando-se neste caso o corte de trânsito atempado, com intervenção do Piquete, GNR e BVE. De registar o facto de, já após o fecho da rua, alguns condutores terem desrespeitado a sinalização, obrigando a trabalhos suplementares de remoção de viaturas da via entretanto já inundada.

Na Ribeira da Ladeira, Salreu, de forma a acautelar a subida das águas, foram preparados 50 sacos de areia, que vieram a ser utilizados evitando que a água atingisse uma habitação. Procedeu-se à limpeza de sarjetas e de linhas de água no Baixo Vouga (retirada de lixos, árvore e vegetação) e à colocação de sinalização em alguns locais críticos.

Na sexta-feira, registou-se a queda de uma árvore sobre a via pública no Vale do Antuã, Beduído, junto ao Hotel, tendo-se procedido à sua sinalização e remoção. Em Pardilhó, foi abatida uma árvore em risco sobre a EM 558, onde a Câmara Municipal tem vindo a efetuar trabalhos de remoção de material vegetal e árvores sempre que incidam sobre a via pública e representem ameaça para a segurança dos utentes da via. No sábado, foi necessário retirar uma árvore da ponte do Porto de Vacas, Salreu, e um sinal sobre a via pública na ponte sobre a A29 em Canelas.

O Piquete de Prevenção do Serviço Municipal de Protecção Civil, criado em 2010, esteve no terreno em permanência. De registar ainda a colaboração de outros serviços municipais, tais como as divisões de Equipamentos e Vias e de Serviços Urbanos e Ambiente. “Podemos afirmar hoje, com satisfação, termos ao nosso dispor um Serviço Municipal de Proteção Civil capaz de responder aos mais diversos desafios. Contamos com um grupo de pessoas motivado e preparado para as adversidades que se nos possam surgir”, assevera o responsável pela Proteção Civil Municipal, Diamantino Sabina.