Fundo de José Alexandre Cotta na Biblioteca Municipal

terça, 05 de março 2013

À Biblioteca Municipal de Estarreja foi confiado o espólio de José Alexandre Cotta, num total de cerca de 1100 livros, 800 brochuras e objetos relacionados com a radiestesia e a radiónica. No dia 23 de fevereiro, decorreu a sessão de apresentação do fundo bibliográfico do radiestesista, presidida pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal, João Alegria.

Conceição Almeida, da direção da antiga Associação Cultural Radiestesia Lusitaniae, da qual José Cotta foi fundador e presidente, referiu-se à elevadíssima qualidade do acervo ao abranger um conjunto de obras sobre temas como a Geobiologia, a Radiestesia, a Radiónica, o Feng Shui, a Astrologia e outros assuntos relacionados com a espiritualidade e que será único em Portugal e talvez mesmo na Europa. Manifestou a sua convicção que esta secção da Biblioteca será um polo de atração muito forte que, pelo seu caráter singular, poderá atrair a Estarreja numerosos estudiosos de Portugal e do estrangeiro.

A palestra de Nuno Valença incidiu sobre a teoria e a prática da radiestesia e da radiónica, tão pouco conhecidas mas presentes na vida do homem desde tempos imemoriais, descrevendo como estas duas artes irmãs podem ajudar a melhorar as condições da vida de quem as praticar e detalhando o seu caráter espiritual. Destacou o trabalho desenvolvido por grandes radiestesistas do nosso tempo, cuja vinda a Portugal foi promovida por José Alexandre Cotta, assim como o de portugueses, como o Padre Abel Varzim e o próprio José Cotta.

Seguiu-se a intervenção do escritor, historiador e investigador Paulo Loução, que trabalhou com José Alexandre Cotta. Realçou especialmente os estudos sobre a implantação de monumentos megalíticos e sobre templos românicos, góticos e manuelinos. O editor da Ésquilo e autor de obras como “A Alma Secreta de Portugal” e “Os Templários à nova demanda do Graal” sublinhou a coragem da Câmara Municipal de Estarreja ao estar disponível para acolher o espólio do autor, demonstrando uma atitude que é rara ao concentrar em Estarreja uma temática polémica, mas que tem tido uma crescente procura.

» José Alexandre Cotta nasceu em 1957 em Vila Real tendo falecido em 2010. O interesse pela Radiestesia remonta a 1991. Dois radiestesistas que conheceu marcaram-no profundamente: Daniel Bourdin, radiestesista francês e seu primeiro professor, e Kathe Bachler, radiestesista austríaca mundialmente conhecida. Para além da Radiestesia dedicou-se à Geobiologia, à Geopatologia, à Radiónica, ao FengShui, à Educação Pré Natal e à Morfopsicologia. Foi membro fundador e Presidente da Associação Cultural Radiestesia  Lusitaniae. A Associação constitui-se como grupo de trabalho em 1999 e legalizou-se através de escritura pública em 2001. Foi extinta em 2009.