José Eduardo de Matos quer duplicar o uso da bicicleta

O autarca espera que a região de Aveiro alcance uma taxa de utilização da bicicleta de 8%, ou seja, o dobro da percentagem média atual, referiu no Congresso da Região

quinta, 28 de março 2013

José Eduardo de Matos espera que a região de Aveiro alcance uma taxa de utilização da bicicleta de 8%, ou seja, o dobro da percentagem média atual. Um desafio lançado pelo presidente do Município de Estarreja, na qualidade de vice-presidente da CI Região de Aveiro, durante o Congresso da Região de Aveiro, que decorreu este mês.

Fazendo a ponte com o congresso de 2011 e sublinhando paralelamente os investimentos efetuados  pelos 11 municípios (121 milhões €) em Educação, Cultura e Desporto, defendeu um alargado conjunto de razões/imperativos para uma mudança de atitude. Considerou-o um “Desafio do Tamanho da Região”, invertendo o desaproveitamento das potencialidades naturais ou induzidas, propondo uma “Parceria sobre Rodas”.

Durante os trabalhos, o autarca estarrejense falou sobre o tema “A Rede de Ciclovias da Região” numa palestra inserida no painel "Mobilidade Sustentável para a Competitividade”. Segundo a exposição de José Eduardo de Matos, na região, a percentagem média de utilização da bicicleta é de 4% (viagens terminadas), o que considerou obviamente baixo, mesmo sendo a percentagem média de utilização da bicicleta em Portugal de apenas 1,6%.

Pretende-se que a bicicleta seja um meio de transporte preferencial, melhorando a mobilidade e tornando-a mais segura, menos poluente e mais económica, além de se impulsionar a mobilidade ciclável ligada ao turismo e lazer. Imagens de parques de bicicletas na europa continental contrastando com os nossos amontoados de carros na universidade ou numa estação ferroviária acentuaram esse desafio.

Mudança cultural em Parceria sobre Rodas

“Que direção queremos tomar?”. Esta inovação pelo ambiente, assumindo-se como uma mudança de cultura, tem já na região alguns projetos de referência: Bugas, CicloRia, beÁgueda, Murtosa Ciclável, BioRia e NaturRia e o Abimota Lea. Contudo, a região tem condições para ir mais longe, potenciando e convergindo um conjunto de políticas públicas, projetos privados e vontades individuais.

José Eduardo de Matos defende que a meta definida, uma taxa de utilização que seja o dobro da atual, possa ser alcançada num prazo de 3 anos. A rede primária de ciclovias tem uma extensão atual de 130 km e será ampliada para 400 km, num volume de investimento total de 13 milhões de euros.

O Congresso da Região de Aveiro decorreu no Auditório do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, nos dias 14 e 15 de março, tendo colocado em análise, no segundo dia de trabalhos, o território e o desenvolvimento regional, com uma jornada de debate e reflexão em torno dos três painéis: «Apostar no território e Envolver os cidadãos», «Mobilidade Sustentável para a Competitividade» e «Desenvolvimento Regional para Portugal na Europa 2020».