Escola Sul do Concelho: Mais de 3 milhões de investimento

Abertura prevista no próximo ano letivo

segunda, 22 de abril 2013

O executivo da Câmara Municipal de Estarreja, liderado por José Eduardo de Matos, visitou as obras da Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância a Sul do Concelho, em execução no centro da vila de Salreu. Um século depois da Escola das Laceiras, Salreu prepara-se para receber uma nova escola de ensino que deverá abrir as portas no novo ano letivo. A Câmara Municipal convidou as instituições locais para acompanhar esta visita de trabalho.

O complexo escolar em construção na zona central da freguesia, contígua a sul da Escola das Laceiras, tem uma previsão de 360 alunos. Será constituído por 12 salas para o 1º ciclo e de 3 salas para o pré-escolar, além de salas de apoio, de atividades, de educação plástica e de repouso, gabinetes para docentes, um de atendimento e uma sala para a associação de pais. Cantina, área polivalente, biblioteca, polidesportivo exterior e estacionamento são outras valências do moderno equipamento, dimensionadas já para acolher futuramente os alunos dos 2º e 3º ciclos, objetivo final do novo Centro Escolar.

No espaço exterior destacam-se as praças de recreio, o parque infantil e o parque de jogos didáticos, o recinto desportivo polivalente com bancada de apoio e um percurso pedonal localizado a poente da edificação.

A obra vai custar 2.886.273,94 € e tem uma comparticipação de 85 % do elegível pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Acesso em construção

Numa empreitada paralela, decorre o futuro acesso para a nova escola. Terá uma faixa de rodagem com 6,5 m de largura e passeios de 2,5 metros de cada lado, na quase totalidade da extensão. No arruamento serão incorporadas as infraestruturas de iluminação pública, abastecimento de água e drenagem de águas pluviais e residuais. Estão previstas ainda zonas de estacionamento e zonas de paragem de ligeiros e pesados de passageiros.

O projeto do arruamento prevê já uma futura ligação a sul e abre uma nova frente de construção já prevista no PU do centro de Salreu para um conjunto de terrenos situados numa das mais privilegiadas, em termos de localização e paisagem, zonas do concelho.  O valor estimado para esta empreitada é de 150.000,00 €.

Para se poder avançar com este novo acesso, foi necessário adquirir uma habitação, que custou 90 mil € aos cofres da autarquia, e proceder à sua demolição e ainda acordar com os proprietários de 9 terrenos a cedência de cerca de 1.000 m2.  O acordo conseguido com todos os proprietários implica o reconhecimento da vontade positiva dos intervenientes para perceber o alcance da obra em causa e sua importância futura.